De acordo com dados os animes começaram no início do século XX e hoje são um verdadeiro fenômeno não só no Japão, mas no mundo todo.
No Brasil eles viraram febre entre os anos 90 e início de 2000 com milhares de crianças como eu que se apaixonaram pelas animações japonesas e acompanhavam seus desenhos favoritos em programas como a TV Globinho.
Hoje com os streamings é muito fácil ter acesso a diversos títulos, gêneros e estilos e estamos vendo cada vez mais títulos sendo lançados anualmente e conquistando mais fãs em todo o globo.
Com inclusive filmes chegando ao topo batendo recordes de bilheterias, além disso, dados revelados como os da Netflix que divulgou durante a anime Anime Expo 2025 que mais de 50% dos assinantes globais assistem animes, provam que a animação japonesa realmente só conquista mais espaço no mundo todo.
Pensando nisso, resolvemos fazer uma viagem no tempo para te contar quais são os animes que marcaram cada ano de 2000 até hoje, para que você possa acompanhar o melhor dos animes nessa linha do tempo.
InuYasha (2000)

Kagome é transportada do Japão moderno para uma era feudal repleta de demônios e magia e conhece Inuyasha, um meio-youkai de temperamento explosivo, juntos acabam ligados pela Joia de Quatro Almas, um artefato capaz de corromper o mundo.
Quando a joia se despedaça, ambos partem em uma jornada perigosa para recuperar seus fragmentos e no meio da rivalidade laços improváveis acabam surgindo.
Onde assistir: Netflix
Hellsing (2001)

A organização Hellsing luta nas sombras para conter vampiros e criaturas infernais que ameaçam a humanidade. No centro disso está Alucard que é um vampiro poderoso que combate monstros de sua própria espécie.
Quando a policial Seras Victoria é transformada em vampira, ela se junta à Hellsing e encara sua nova natureza.
Onde assistir: Netflix
Naruto (2002)

Rejeitado desde criança, Naruto sonha em ser reconhecido e se tornar o Hokage de sua vila, com seu espírito indomável, ele treina dia após dia, buscando força e aceitação.
Ao lado de Sasuke e Sakura, ele embarca em missões perigosas que moldam sua jornada. O anime é repleto de lutas épicas e lições de amizade, Naruto cresce diante dos olhos do público.
Onde assistir: Crunchyroll e Netflix
Planetes (2003)

Em um futuro em que o espaço virou rotina a humanidade enfrenta um novo problema, o lixo orbital. Ai Tanabe entra para uma equipe que recolhe detritos espaciais, mas descobre que a missão vai muito além do trabalho braçal.
Cada membro da tripulação carrega sonhos e frustrações, tornando o vazio do espaço um espelho da condição humana.
Onde assistir: Crunchyroll
Bleach (2004)

Ichigo Kurosaki levava uma vida normal até ver sua família atacada por um espírito devorador de almas. Ao tentar proteger eles, acaba herdando os poderes de Rukia, uma Shinigami ferida e assume o dever de enfrentar criaturas conhecidas como Hollows.
No meio de batalhas e descobertas, Ichigo percebe que o equilíbrio entre o mundo dos vivos e o dos mortos é mais frágil do que imagina e com ajuda de amigos que despertam dons próprios, ele encara desafios cada vez maiores.
Onde assistir: Disney+
Jigoku Shoujo (2005)

À meia-noite, um site misterioso surge prometendo vingança em troca de um preço alto e quem escreve o nome de alguém ali recebe a visita de Ai Enma, a Garota do Inferno, pronta para enviar o alvo à perdição eterna.
Mas quem faz o pedido também carrega o selo da condenação e cada episódio revela até onde o ódio pode levar o ser humano.
Onde assistir: Crunchyroll
Death Note (2006)

Light Yagami encontra um caderno capaz de matar qualquer pessoa cujo nome seja escrito em suas página e movido por seu senso distorcido de justiça, ele inicia uma caçada contra criminosos, atraindo a atenção do enigmático detetive L.
O jogo de mentes entre os dois transforma o mundo em um tabuleiro mortal. Questionando moral, poder e ego, Death Note se tornou um marco do gênero psicológico.
Onde assistir: Netflix
Gurren Lagann (2007)

Vivendo em uma vila subterrânea, Simon e Kamina sonham em ver o céu pela primeira vez. Quando encontram uma antiga máquina de guerra, eles rompem os limites do subsolo e iniciam uma revolução contra os tiranos da superfície.
A cada episódio, o anime escala para batalhas colossais com personagens vibrantes e mensagens sobre coragem e liberdade.
Onde assistir: Netflix
Soul Eater (2008)

Na excêntrica Death City, jovens Mestres e suas Armas Demoníacas treinam para proteger o mundo das forças do mal. Maka e Soul formam dupla, ela é disciplinada, ele só quer ser descolado.
Juntos, precisam coletar 99 almas malignas e uma de bruxa para transformar Soul em uma Foice da Morte e em cada missão, enfrentam demônios, loucura e seus próprios medos.
Onde assistir: Crunchyroll
Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009)

Depois de uma tentativa desesperada de trazer a mãe de volta à vida, os irmãos Elric pagam um preço alto demais. Com o corpo de Al preso em uma armadura e o de Edward reconstruído com metal, eles partem em busca da lendária Pedra Filosofal.
Ao longo da jornada, enfrentam segredos sombrios sobre a própria alquimia e o governo que os cerca. Fullmetal Alchemist: Brotherhood se tornou um clássico e é referencia e sucesso até os dias de hoje.
Onde assistir: Netflix e Crunchyroll
Angel Beats! (2010)

Otonashi acorda em um colégio estranho e descobre que está morto e nesse limbo, jovens que morreram de forma trágica se rebelam contra uma garota chamada Angel, acreditando que ela é a causa de seu destino.
Enquanto se envolve na guerra contra ela, Otonashi começa a entender a dor e os arrependimentos que todos ali carregam.
Onde assistir: Crunchyroll
Hunter x Hunter (2011)

Gon sonha em encontrar seu pai desaparecido e, para isso, precisa se tornar um Caçador. Ao lado de Leorio, Kurapika e Killua, ele enfrenta um exame brutal que testa coragem e humanidade.
Mas o verdadeiro desafio começa depois, em um mundo repleto de perigos, monstros e moral ambígua. O anime é indicado até hoje para quem está iniciando no mundo dos animes e redefiniu o gênero shounen.
Onde assistir: Netflix e Crunchyroll
Leia +: Os melhores animes estão sendo lançados desde 2018 e esses 35 títulos provam isso
Psycho-Pass (2012)

Em um Japão futurista, a justiça é medida por máquinas que avaliam o estado mental das pessoas. Akane Tsunemori acredita no sistema, até perceber que ele pode ser tão corrupto quanto os criminosos que condena.
Ao lado do enigmático Kougami, ela questiona o que realmente significa ser justo. No meio de dilemas morais e ação o anime te leva ao caos da mente humana.
Onde assistir: Crunchyroll
Attack on Titan (2013)

A humanidade vive cercada por muralhas para se proteger dos Titãs que são criaturas gigantes que devoram humanos por prazer.
Após um ataque devastador, Eren jura exterminar todos eles e se une à tropa de elite que luta pela sobrevivência. Com o tempo, ele descobre verdades chocantes sobre os próprios inimigos e o mundo em que vive.
Onde assistir: Crunchyroll
Haikyuu!! (2014)

Hinata sempre sonhou em ser um grande jogador de vôlei, mesmo com sua baixa estatura e ao entrar na Karasuno, reencontra Kageyama, o rival que um dia o derrotou, e os dois precisam aprender a jogar juntos.
Entre treinos, derrotas e vitórias, a equipe cresce em talento e união, o anime é um sucesso, pois sabe capturar bem a essência do esporte e a emoção da superação.
Onde assistir: Netflix e Crunchyroll
One Punch Man (2015)

Saitama se tornou tão forte que derrota qualquer inimigo com um único soco e isso o deixou entediado. Buscando um novo propósito, ele se junta à Associação de Heróis ao lado do fiel discípulo Genos.
Entre monstros absurdos e burocracias hilárias, ele tenta reencontrar a emoção da luta. A sátira perfeita dos clichês de super-heróis, com ação e humor.
Onde assistir: Netflix
My Hero Academia (2016)

Em um mundo onde quase todos têm poderes, Izuku Midoriya nasceu sem nenhum, só que mesmo assim, ele sonha em ser herói até cruzar o caminho do lendário All Might, que vê nele o coração de um verdadeiro salvador.
Herdando seu poder, Deku entra na prestigiada U.A. e descobre que ser herói é muito mais do que ter força, o anime que está chegando ao fim nessa temporada de outubro se tornou um fenômeno mundial.
Onde assistir: Netflix e Crunchyroll
Saga of Tanya the Evil (2017)

Reencarnada como uma menina em meio a uma guerra mágica, Tanya Degurechaff carrega a alma de um homem que desafiou Deus.
Cruel, estratégica e impiedosa, ela se destaca no exército com o objetivo de viver em paz, mesmo que isso signifique mergulhar o mundo em caos. Sua genialidade e frieza a transformam em uma lenda temida.
Onde assistir: Crunchyroll
That Time I Got Reincarnated as a Slime (2018)

Satoru morre em um assalto e desperta em outro mundo na forma mais improvável de um slime e como Rimuru Tempest, ele ganha poderes absurdos e decide criar uma nação onde todos possam viver em harmonia.
No meio de monstros, dragões e alianças improváveis, sua bondade molda um novo equilíbrio mundial. Uma reencarnação que redefine o gênero isekai.
Onde assistir: Crunchyroll
Demon Slayer (2019)

Tanjirou vê sua família ser massacrada e sua irmã transformada em um demônio, e com isso ele se tornando um caçador em busca de redenção.
Determinado e bondoso, ele enfrenta criaturas cruéis com técnica e coração, onde cada batalha revela um novo peso e visuais de tirar o fôlego. Demon Slayer é um dos maiores fenômenos do anime moderno.
Onde assistir: Netflix e Crunchyroll
Jujutsu Kaisen (2020)

Yuuji Itadori vive uma vida comum até engolir o dedo de Sukuna, o Rei das Maldições, e ser arrastado para o mundo do oculto.
Com feiticeiros e monstros espirituais, ele luta para controlar o poder dentro de si e salvar inocentes. O anime entrega ação impecável e personagens intensos que o levou a se tornar um fenômeno da atualidade.
Onde assistir: Netflix e Crunchyroll
Mushoku Tensei (2021)

Um homem fracassado renasce em um novo mundo com todas as memórias da vida anterior e como Rudeus Greyrat, ele decide usar seus talentos para viver de forma digna.
Dominando a magia desde a infância sua jornada é de autodescoberta, superação e aprendizado emocional. Rudes quer a chance de aproveitar para viver tudo que não pode na vida passada.
Onde assistir: Crunchyroll
Chainsaw Man (2022)

Denji só queria uma vida simples e em paz, só que o destino o transforma em um híbrido de homem e motosserra. Caçando demônios sob o comando da enigmática Makima, ele vive entre o absurdo e a tragédia.
O anime combina brutalidade, humor e melancolia em doses perfeitas. Denji busca amor, liberdade e um motivo para existir, mesmo coberto de sangue.
Onde assistir: Crunchyroll
Frieren (2023)

Após derrotar o Rei Demônio, a elfa Frieren parte em uma nova jornada para entender os humanos que um dia chamou de companheiros.
Séculos passam como dias para ela, até que o peso do tempo a ensina o valor das memórias. Um anime calmo, poético e profundamente humano que desde 2023 é o anime mais bem avaliado no MyAnimeList.
Onde assistir: Netflix e Crunchyroll
Solo Leveling (2024)

Jinwoo era o caçador mais fraco da humanidade até sobreviver a uma missão e ser escolhido por um sistema misterioso, permitindo que ele evolua como em um jogo e se torne mais forte a cada batalha.
Sua ascensão é marcada por solidão, sacrifício e poder descomunal. O anime redefiniu as adaptações de manhwa em anime e trouxe ainda mais sucesso as webtoons coreanas.
Onde assistir: Crunchyroll
Gachiakuta (2025)

Vivendo nas favelas de uma cidade rica, Rudo é jogado no Poço que é um abismo de lixo e monstros, após ser acusado injustamente de assassinato.
Lá, ele descobre um novo mundo e o poder dos Instrumentos Vitais, armas criadas do próprio lixo. Movido pela vingança e pela busca por justiça, ele enfrenta criaturas deformadas e segredos sombrios. A estética e o ritmo frenético estão tornando esse anime um sucesso de 2025 se tornando até o mais assistido da temporada de verão na Crunchyroll.
Onde assistir: Crunchyroll