Eiichiro Oda conseguiu alcançar o posto de um dos melhores autores do mundo quando o assunto é mangá. Já está na lista do maior mangaká que já existiu, e a popularidade de One Piece comprova isso.
One Piece ainda tem um longo caminho pela frente, até porque Oda disse que vai precisar de mais 10 anos para encerrar a história. Mas um dos motivos para a série ter uma longa trajetória está ligado à Dragon Ball, de Akira Toriyama. Ele serviu de inspiração para Eiichiro Oda. No entanto, Oda acabou superando Toriyama e todos os que vieram antes.
Eiichiro Oda considera Toriyama um deus
Todos nós sabemos que Ball, de Akira Toriyama, é uma das melhores histórias do gênero shonen, sendo uma das mais importantes de todos os tempos. A obra não apenas revolucionou a maneira como essas histórias Shonen deviam ser contadas, como também estabeleceu uma fórmula narrativa que influenciou gerações de mangás e animes, e essa influência continua até hoje.
Eiichiro Oda não esconde sua grande admiração por Toriyama. Segundo Oda, Toriyama é um deus quando se trata de mangás, e isso é algo em que ele sempre acreditará. Afinal, sem Toriyama, One Piece não existiria. “Para mim, Toriyama é um Deus!”
Mas não é só Oda que venera Akira Toriyama, os criadores de Naruto, Hunter X Hunter ou mesmo os de séries mais recentes, como My Hero Academia ou Jujutsu Kaisen, reconhecem o impacto que Akira Toriyama causou em suas carreiras.
Oda queria que One Piece fosse diferente de Dragon Ball
Mesmo considerando Akira Toriyama um deus, Oda conseguiu escrever uma história muito mais complexa que Dragon Ball. One Piece é considerado por muitos uma obra-prima, que dificilmente será superada. Dragon Ball pode ser melhor em termos de lutas, mas One Piece oferece uma experiência narrativa única, e o próprio Oda reconhece isso. Em 2007, ele chegou a comentar:
“Estou me esforçando muito para desenhar lutas com histórias dramáticas. Se eu tivesse desenhado um mangá puramente de batalhas, teria sido facilmente ofuscado por Dragon Ball. Tive que evitar competir com Dragon Ball Z, que era tão divertido que eu mesmo fiquei viciado”.
Leia também | Sword Art Online ainda pode ganhar uma nova temporada?
One Piece superou em muito Dragon Ball
Não estava nos planos de Eiichiro Oda desenhar um mangá puramente de batalha, e esse também não é o ponto forte de One Piece. A série é muito maior do que isso, e os fãs sabem muito bem que a obra-prima de Oda, conseguiu superar Dragon Ball, de Toriyama. As vendas globais da série e sua popularidade no próprio Japão comprovam que One Piece já ultrapassou Dragon Ball há muito tempo.
Onde assistir One Piece: Crunchyroll, Prime Video e Netflix.
Onde ler o mangá: MANGA Plus.