Sem dúvidas, um dos maiores sucessos recentes da história dos animes é Solo Leveling. A primeira temporada, lançada em 2024, quebrou vários recordes de popularidade, e a segunda, lançada no começo do ano, superou ainda mais várias marcas já conquistadas pelo anime.
No entanto, existe um fato curioso sobre Solo Leveling que nós fãs ocidentais não sabemos: apesar da obra ser um grande sucesso mundial, no Japão, no país de origem do anime, a obra é um tanto quanto morna, não sendo considerado um anime que ficaria na mesma prateleira de outras obras como Demon Slayer, Naruto, etc.
Justamente pela popularidade abaixo no Japão quando comparado ao sucesso do anime ao redor do mundo, o produtor de Solo Leveling fez uma promessa, que acabou gerando certa preocupação para os fãs, onde algo positivo acabou sendo algo para se ter atenção.
Segundo um dos principais produtores do anime de Solo Leveling, Atsushi Kaneko em uma entrevista ao Screen Rant durante a Anime Expo, o produtor de Solo Leveling disse que Solo Leveling ainda não é um grande sucesso no Japão como outras obras, tendo comparado a Naruto e Dragon Ball.
Mas, segundo Kaneko, caso a terceira temporada aconteça, a sequência do anime pode finalmente quebrar a barreira com relação à popularidade de Solo Leveling dentro do Japão.
Porque essa declaração preocupa os fãs?

A recente declaração de Atushi Kaneko, um dos principais produtores do anime de Solo Leveling, trouxe um sinal de alerta para os fãs que esperam pela terceira temporada do anime.
O ponto que levou os fãs a ficarem preocupados com a fala de Kaneko, está na maneira como ele se refere ao futuro do anime. Quando ele diz que “caso a 3ª temporada aconteça”, o produto deixa claro que, até o momento, o futuro do anime é incerto.
Isso acaba levando a dúvidas como a estabilidade e os planos de longo prazo para a adaptação do anime de uma das obras coreanas mais populares dos últimos anos. Indiretamente, ele confirmou que a 3ª temporada ainda não é algo que está nos planos dos produtores da série.
Todo esse cenário de incertezas acaba chamando a atenção dos fãs, especialmente porque a segunda temporada de Solo Leveling foi um verdadeiro sucesso global, com grande repercussão nas redes sociais, streaming, entre outros.
Ainda sim, está faltando a aceitação do anime no Japão, onde estão sediados os principais estudos, financiadores e distribuidores, algo que pode comprometer a continuidade da obra.
Embora seja algo completamente irrelevante, ao menos para nós brasileiros. No Japão, a audiência e as vendas físicas (como Blu-rays e DVDs) ainda têm um peso bem decisivo na viabilidade de novos episódios de animes.
Sendo assim, as palavras de Atsushi Kaneko podem ser interpretadas como um alerta bem claro: por mais que Solo Leveling seja um fenômeno fora do Japão, o destino da série ainda depende de fatores internos do mercado japonês.
No entanto, caso a 3ª temporada seja realmente produzida, ela também pode ser utilizada como uma virada de chave para os japoneses. Mas, até lá, o futuro do anime de Solo Leveling permanece completamente incerto.