One Piece em seus capítulos mais recentes indicam que o enigma que afeta Shanks pode ter sido um dos fatores que desencadearam o Incidente de God Valley. O que pode explicar o motivo pelo qual Roger confiou a Garp a responsabilidade de cuidar de Ace.
Os fãs sempre quiseram saber por que Roger confiou a Garp a responsabilidade de cuidar de Ace. E talvez essa decisão esteja ligada à linhagem de Shanks. Especula-se que Garp permitiu que Roger levasse Shanks consigo após testemunhar o massacre de God Valley.
Roger pode ter despertado o lado bom do Vice-Almirante da Marinha, que teve a ideia de deixar Garp cuidar de Ace após sua execução em One Piece. Garp e Roger são dois personagens bastante conhecidos pelos fãs de One Piece e também são muito amados por todos eles.
O falecido Rei dos Piratas e o Vice-Almirante da Marinha e avô de Luffy apesar de serem inimigos e quase terem matado um ao outro no passado, tinham respeito um pelo outro, mesmo estando em lados diferentes aos olhos da justiça. Apesar de tudo, Roger confiou seu futuro filho nas mãos de Garp para cuidar dele e observá-lo em sua infância.
A linhagem de Shanks ajudou Roger a reconhecer o lado bom de Garp
Os capítulos mais recentes de One Piece, revelam que Figarland Garling solicitou deliberadamente que a Competição de Caça Nativa acontecesse em God Valley. Ele fez uma descoberta singular na ilha, que pode estar ligada à origem de Shanks. Então, podemos presumir que o misterioso nascimento do Ruivo tenha sido o catalisador do Incidente de God Valley. Esse evento também pode ter sido especial, pois mostrou a Gol D. Roger que Monkey D. Garp tem um lado virtuoso.
O usuário u/Simon25_17 no Reddit lançou uma teoria de que Roger tenha encontrado com Shanks durante a batalha, enquanto era perseguido por Garp.
No entanto, ao ver a crueldade dos Dragões Celestiais e outros oficiais Nobres Mundiais massacrando os escravos e os moradores do Vale dos Deuses, Garp optou por permitir que Roger partisse levando consigo a criança inocente. Isso fez Roger ter um certo respeito por Garp.
Antes de tudo isso acontecer, Roger considerava Garp seu rival em One Piece e, por isso, constantemente entrava em conflito com ele. Mas, devido aos acontecimentos, ele precisou acreditar que não haveria ninguém melhor do que Garp para cuidar de seu filho no futuro. É por isso que, antes de sua execução, Roger pediu a Garp para cuidar de seu filho.
Leia também | Demon Slayer: Castelo Infinito revela luta de Zenitsu x Kaigaku
Por que Garp não salvou Ace em One Piece?
Embora isso ainda seja especulação, não muda o fato de que Garp assumiu a responsabilidade de cuidar de Ace como se fosse seu próprio neto.
Garp deu a Ace o mesmo tratamento que dava a Luffy, inclusive o forçou a se alistar na Marinha. Mas os fãs não ficaram nada satisfeitos quando ele permitiu que Ace morresse durante a Guerra de Marineford, priorizando seu dever com a Marinha em detrimento de sua família em One Piece.
A resposta está no compromisso de Garp com a justiça e com a ajuda às pessoas ao longo da vida. Apesar de seu profundo amor por Ace e Luffy, Garp é um fuzileiro até a alma, estando preso à honra e à responsabilidade.
Aliás, essa honra e essa responsabilidade foram provavelmente o principal motivo pelo qual Roger pediu a Garp que cuidasse de Ace. Ele sabia que não permitiria que os fuzileiros navais ou o Governo Mundial matassem Ace devido a sua linhagem.
No entanto, mais tarde, é revelado que a execução de Ace foi confirmada por ele ser filho de Gol D. Roger. Assim, a trágica luta de Garp como avô e soldado nunca foi compreendida por ninguém, e ele só foi culpado por escolher seu dever em detrimento da família.