Dragon Ball conseguiu reunir alguns dos personagens mais fortes da ficção. O mais famoso deles é Goku, o lutador mais importante da série. Ele pode dizer com todas as letras que conseguiu derrubar a maioria dos principais vilões. O Goku também tem um filho, Gohan, que também tem uma vitória sobre um grande vilão.
Dragon Ball Super: Super Herói foca sua história em Gohan, o Saiyan híbrido mais popular da série, sendo dos lutadores mais poderosos da série. Mas ele não é filho único, Goku tem um filho mais novo, que ainda não ganhou muito destaque na trama. Ele se chama Goten e desempenhou um papel importante na Saga Majin Buu.
O arco de Majin Buu, é o único que dá um grande destaque a Goten, que desempenha um papel fundamental ao lado de Trunks. Os dois, juntos, conseguiram proteger o mundo em um momento muito crítico. Eles também protagonizaram a primeira fusão da série, dando origem ao poderoso Gotenks.
Após a derrota de Buu, ele voltou a ser um personagem recorrente na série, bem longe dos holofotes. Segundo Akira Toriyama, houve um motivo para isso.
Akira Toriyama revelou que nem todos os Saiyajins têm cauda
Nas últimas décadas, as caudas dos Saiyans não desempenharam um papel importante Dragão Ball. No entanto, eles continuam sendo importantes, sendo fundamentais para algumas das transformações mais poderosas da série. Segundo Toriyama, Goten nunca teve um.
Em 2003, em uma edição semanal da Weekly Shōnen Jump, o lendário artista respondeu a perguntas de fãs nos Estados Unidos. Um fã quis saber de Toriyama por que Goten e Trunks não tinham coroa? Na época, o criador da série respondeu: “Parece que as caudas são uma característica genética recessiva.”
Como Toriyama era conhecido pelo senso de humor, que muitas vezes demonstrou em entrevistas, é provável que sua resposta tenha sido um pouco irônica, mas há algo de substancial a ser retirado disso.
A cauda de um Saiyan é uma importante fonte de poder, especialmente em personagens mais jovens, como visto no uso do Gohan’s Beast transformation (Grande Macaco) por Gohan no início da série. Para um personagem como Broly, sua raiva primordial é explicada como um aproveitamento do poder do Grande Macaco, apesar de ele não ter mais cauda. A transformação da Besta de Gohan usa a raiva de maneira semelhante.
Com Dragon Ball Daima trazendo de volta o Super Saiyajin 4 ao cânone da franquia, surge novamente uma transformação que, de alguma forma, exige a presença da cauda Saiyajin. Mas existe uma questão importante nesta história, personagens como Goten e Trunks, que aparentemente nunca tiveram cauda desde o nascimento, essas formas de poder são inalcançáveis.
Leia também | My Hero Academia tinha um final para Deku muito diferente do que foi planejado
Goten merece algum espaço para brilhar
Sabemos que Goten não é um personagem favorito de muitos fãs de Daragon Ball. Mas também sabemos que ele já desempenhou um papel importante em um arco do mangá original de Akira Toriyama, então merecia ter mais destaque na franquia. No mangá após a Saga Buu, ele e Trunks ficaram em segundo plano, e nenhum deles teve muito o que fazer durante a década de 2015 em Dragon Ball Super.
Parte disso pode ter a ver com a decisão de Akira Toriyama de não lhe dar uma cauda, impedindo-o de atingir os níveis mais altos de força de Dragon Ball, mas também é provável que o autor tenha sido simplesmente ignorado em favor de personagens mais populares.