Muitos fãs ficaram decepcionados por não verem Gohan em Dragon Ball Daima. O produtor responsável pela série disse que o personagem quase não chegou a aparecer sequer uma vez no anime. Isso porque a história de Daima se passa após os eventos do arco Majin Boo, levando Goku a uma nova jornada pelo misterioso Reino Demoníaco ao lado do Supremo Senhor Kaioh.
Tudo começa com um desejo que transforma todos em versões “Mini” de si mesmos. Os fãs puderam ver muitos dos personagens clássicos receberem designs infantis especiais para a ocasião. No entanto, nem todos os personagens receberam esse tratamento.
O que incomodou o público foi a ausência de Gohan em Dragon Ball Daima, outro também que ficou de fora foi Videl. Foi uma oportunidade desperdiçada ainda mais significativa, já que a franquia comemorava os 40 anos da estreia do mangá de Akira Toriyama na revista Weekly Shonen Jump, da Shueisha.
O produtor Akio Iyoku revelou que um design do Gohan em versão Mini chegou a ser criado para o anime, mas acabou não sendo utilizado na produção, conforme foi divulgado por @Venixys no X.
Gohan quase apareceu em Dragon Ball Daima
Segundo revlou o prodtor “pedimos ao sensei para que o desenhasse, só por precaução”, referindo-se a uma possível aparição de Gohan mini. Mas o design nunca foi aproveitado na série, mas Iyoku confessou que tanto ele quanto a equipe perceberam que teria sido uma boa ideia incluí-lo em algum material visual.
Isso significa que um dos grandes erros da produção foi ter deixado Gohan fora da história de Dragon Ball Daima.
A série apresentou aos fãs novos personagens bem cativantes no Reino Demoníaco. Também deu destaque ao Supremo Senhor Kaioh ao trazer uma nova dinâmica com Goku. Mas deixar Gohan fora da história pareceu ser um verdadeiro descaso com o legado de Dragon Ball. Sabemos que a narrativa foi concebida por Akira Toriyama, mas ela negligencia o fato de que o jovem Gohan foi peça-chave em cerca de 75% da trama de Dragon Ball Z. Os fãs não só amavam Goku, mas também consideravam Gohan como um dos grandes favoritos em ação.
Leia também | 21 de dezembro será um grande dia para fãs de Bleach
Gohan é uma parte fundamental do sucesso de Dragon Ball
É fato que Gohan demorou muito para aparecer no mangá de Dragon Ball, mas ele foi muito importante em Dragon Ball Z, sendo dele as cenas mais marcantes e inesquecíveis da série. O jovem Gohan se tornou o novo personagem principal, já que até Goku percebeu que ele seria, em última análise, o único forte o suficiente para salvar a Terra algum momento. E quando isso finalmente aconteceu, começava uma nova era da franquia.
Gohan ficou em segundo plano quando Goku voltou a ser o protagonista do arco Majin Boo. Por isso, não é nenhuma surpresa ele ter sido deixado de lado em Dragon Ball Daima. Mesmo Gohan tendo acabado de atingir novamente seu auge de poder naquela fase, sabemos que mais tarde ele voltaria para o seu estilo de vida mais pacato em Dragon Ball Super.
Os fãs não focaram satisfeitos com o fato de Gohan ter sido deixado de lado, mas se você pensar bem, faz sentido dentro do panorama geral. Seria estranho ter dois Gokus em um mesmo anime, seria uma verdadeira redundância. Talvez essa seja uma justificativa mais prática para a ausência de Gohan em Dragon Ball Daima.