Você já parou para pensar por quais motivos os animes têm se tornado cada vez mais populares no mundo todo? Uma recente pesquisa foi atrás de responder justamente essa questão que intriga muita gente.
De acordo com uma pesquisa realizada pela British Board of Film Classification (BBFC), a maioria dos fãs de anime acredita que o fanservice é um dos principais motivos da popularidade dos animes.
A pesquisa foi realizada com um total de 2.001 pessoas de 10 grupos focais, realizados com pessoas acima dos 16 anos, incluindo fãs de anime, pessoas que não gostam de animes, adolescentes e até pais.
Segundo o relatório da BBFC, 80% dos entrevistados acreditam que o fanservice é um dos principais motivos por trás do grande sucesso global da indústria de animes.
Outro dado bem interessante revelado pela pesquisa é que 88% dos espectadores regulares de anime afirmaram que a classificação etária adequada é fundamental para evitar riscos no desenvolvimento mental de crianças.
O peso do fanservice nos animes

Além dos dados que evidenciam que o fanservice, em grande parte dos casos, se torna o principal atrativo do anime para muitos espectadores, a pesquisa também comprovou que elementos de fantasia ou comédia misturados com conteúdo sexual podem reduzir muito seu impacto sobre as crianças, e isso se aplica em diferentes níveis.
Normalmente, quando conteúdo explícito e direto é exibido, não somente nas cenas de anime como também em produções com atores reais, esse tipo de cena pode desencadear inúmeros efeitos negativos em crianças. O que torna a representação desse tipo de cena algo extremamente importante.
Por outro lado, quando momentos mais sexualizados se combinam com situações fantásticas, como as comumente vistas em animes isekai ou em comédias clássicas como Grand Blue, o potencial impacto nocivo do conteúdo adulto é profundamente reduzido.
Dessa forma, é essencial manter uma distinção clara entre mídias animadas explicitamente adultas e animes que somente estão incluindo fanservice em suas cenas.


