InícioSpoilers, teorias e curiosidadesCuriosidadesPor que os demônios de Frieren de repente são tão controversos?

Postagens Relacionadas

Por que os demônios de Frieren de repente são tão controversos?

Ninguém mais consegue esconder que está apaixonado pelo anime Frieren: Beyond Journey’s End. A trama conquistou o público e também a crítica. Seus personagens, animação, trilha sonora e dublagem são praticamente impecáveis. É um dos maiores sucessos da Crunchyroll e da Netflix. 

Mas existe algo que está chamando a atenção dos fãs, um elemento da série causou imensa controvérsia. A representação de demônios em Frieren atraiu críticas não apenas para a série, mas também para a própria Frieren, a Caçadora. Aquelas pessoas mais atentas à trama vêm se expressando na internet, alegando que a representação das criaturas é problemática, que a atitude de Frieren em relação aos demônios é fascista e o anime promove uma ideologia fascista. 

Espectadores rotulam Frieren de fascista

Frierem pode ser amada como também odiada, depende de como você compreende a sua história dentro do anime. A Maga é uma protagonista complexa. Como aprendiz de Flamme e ex- membro do Grupo dos Heróis, Frieren é altruísta, bondosa e, quando se trata de pessoas com quem se permite aproximar, extremamente amorosa. 

Mas como todas as pessoas no mundo, ela também tem defeitos. Ela tem o hábito de se distanciar do mundo, pois tem dificuldade em compreender seres com vidas mais curtas que a sua. Seu comportamento às vezes é imaturo e grosseiro. Mas isso pode estar relacionado a um roteiro desleixado, que levou os fãs a acreditarem que há um problema muito maior com Frieren do que tudo isso.

Teve fã que ficou incomodado com as falas de Frieren na série, entre elas: “Quanto mais você deseja a coexistência, mais pessoas morrem em suas mãos.” Alguns fãs ficaram incomodados como a protagonista trata os demônios no anime. Isso ficou claro, entre os episódios 7 e 10, quando Frieren demonstra ver os demônios como criaturas irredimíveis e perigosas, incapazes de coexistir pacificamente com outras espécies. Essa reação está relacionada ao genocídio dos elfos pelos demônios.

A controvérsia surgiu porque o enredo de Frieren trata as opiniões de Frieren como corretas. Muitas pessoas que acompanham a série interpretaram a atitude da personagem como uma forma de ideologia extremista. Mas tem fãs que acham que os pensamentos e atitudes da personagem é um reflexo de sua história e não necessariamente uma promoção de ideias fascistas.

Só para você ter uma ideia, os demônios no mundo de Frieren são tudo o que ela afirma que eles são. Na primeira temporada de Frieren: Beyond Journey’s End, os demônios são os antagonistas mais proeminentes.

 O Rei Demônio era o arqui-inimigo de Frieren e do Grupo dos Heróis, o qual é enfrentado já no Episódio 3, e Aura e seus lacaios são os vilões mais perigosos que Frieren, Fern e Stark encontram em sua aventura. E, de todo o tempo que a temporada dedica aos demônios, uma coisa fica clara: Frieren está completamente certa sobre eles.

Leia também | 17 melhores animes esportivos para quem adora Haikyu!!

Demônios sendo monstros irredimíveis não é um conceito novo em histórias

Se você é um apaixonado por animes, sabe muito bem que demônios sendo monstros irredimíveis não é um conceito novo em histórias. Essa representação é um elemento básico da literatura e dos animes de fantasia.

As críticas mais frequentes a Frieren é que seu mundo é muito básico e tradicional, e a confusão sobre seus demônios decorre, em parte, disso. O anime é sobre histórias pequenas, pessoais e humanas demais, e utiliza uma construção de mundo simplista para manter seu foco nelas.

Na verdade, os fãs querem que Frieren seja algo que não é, uma série com maior complexidade em seu enredo e cenário, e isso os inclina a querer ver demônios retratados com mais complexidade.

Últimas Postagens