Os fãs de anime reconhecem facilmente um personagem marcante e inesquecível para cultura pop e Pikachu, o Pokémon mais famoso no mundo dos games e das animações, é um desses personagens inesquecíveis.
Uma das características mais famosas do companheiro de Ash é o fato dele não falar e somente repetir seu próprio nome. Isso se tornou uma marca registrada do anime, sendo reconhecida por todos.
Entretanto, recentemente foram relembradas algumas declarações divulgadas no passado que confirmam que Pikachu deveria falar no anime Pokémon.
Pikachu, deveria falar
É um consenso entre os profissionais que participaram da primeira temporada da série que Pikachu deveria falar, mesmo que as justificativas sejam diferentes, todos concordam que o personagem falaria
Tanto Kunihiko Yuyama, o diretor de Pokémon, quanto Ikue Otani, a dubladora original de Pikachu, confirmaram que o Pokémon mais famoso da obra deveria falar inicialmente, mas isso mudou.
Yuyama declarou em Pokémon Story, um databook lançado em 2000, que, mesmo com as diretrizes definindo que Pikachu não deveria conseguir falar, eles queriam que ele falasse no anime, entretanto, os planos mudaram.
Leia também: Pokémon: veja como assistir a 1ª temporada gratuitamente
Motivo dele não falar
Confira abaixo as declarações que justificam a falta de fala do Pikachu em Pokémon:
Yuyama: segundo o diretor, eles desistiram do plano original porque se Pikachu pudesse falar, ele não seria mais um animal, e isso também tiraria um pouco do carisma do personagem.
Keiichi Nanba: em 2011, o dublador declarou em um programa de televisão que o que fez os produtores mudarem essa ideia foi que Otani podia transmitir emoções sem precisar dizer palavras.
Yuyama (2021): o diretor declarou que Ash e Pikachu se comunicam por meio de gestos, essa é uma característica fundamental do relacionamento dos personagens e isso foi determinante
Mesmo com explicações diferentes, todos concordam que Pikachu deveria falar inicialmente. Além disso, as declarações de Yuyama podem ser complementares umas às outras.