Desde que o Haki foi apresentado em One Piece, Eiichiro Oda deixou claro que é um poder extremamente poderoso, mas totalmente misterioso, especialmente porque ele não explicou exatamente como essa habilidade funciona.
Por conta disso, os fãs criam inúmeras teorias para tentar decifrar esse misterioso poder. No entanto, no capítulo 1165, uma nova pista para decifrar esse poder finalmente foi revelada.
O lendário Gol D. Roger deixou a entender que o Haki tem uma “massa”, como se fosse uma substância física, e não somente uma energia espiritual. Algo que pode explicar o motivo de as pessoas que carregam a “Vontade do D.” costumarem ter um Haki absurdamente poderoso.
Embora Luffy seja um usuário de Haki extremamente forte, podendo usar até mesmo o Haki do Rei Avançado, está mais do que claro que ele ainda está longe de dominar todo o potencial dessa habilidade.
No capítulo 1165, também ficou claro que os veteranos Roger e Garp ainda não compreendiam exatamente o Haki por completo em suas épocas. Agora, com a presença de Scopper Gaban na linha de tempo atual, existem grandes chances de Luffy receber mais um importante “aprendizado sobre o Haki”.
A vontade dos D e a conexão com o Haki

A verdadeira natureza do Haki ainda está totalmente escondida em One Piece. Apesar de sabermos que é preciso ter muita força de vontade e espírito para desbloquear suas formas mais avançadas, como Haki do Rei e do Conquistador, isso não foi totalmente explicado.
De alguma maneira, apenas alguns personagens da história conseguem utilizar o Haki em seus níveis mais poderosos. No entanto, algo que Vegapunk havia dito deixa a entender que a habilidade pode se tratar de uma energia convertida em massa física, e não somente em energia espiritual.
É exatamente por isso que todos os ataques, quando imbuídos com o Haki do Conquistador, sejam eles realizados por Garp, Roger ou outros personagens poderosos como Shanks, resultam em uma devastação que não seria possível somente com a energia espiritual.
No capítulo 1165, tanto Roger quanto Garp lutam juntos para derrotar o demoníaco Rocks D. Xebec, mesmo utilizando seus ataques mais poderosos imbuídos com todo o poder do Haki que possuíam.
Roger afirmou que, no final das contas, tudo se resume à “massa”, uma frase que deixa a entender que o Haki possui uma verdadeira substância física que se conecta ao que Vegapunk disse sobre a alma no capítulo 1072.
Neste capítulo 1072 em questão, Vegapunk contou para Kuma sobre um cientista do West Blue que teorizou que uma pessoa perde 21 gramas de peso após a morte, porque a alma deixa o corpo.
Como a alma acaba sendo a chave para o Haki, a massa da alma deve estar diretamente relacionada ao poder do Haki que uma pessoa possui. Logo, aqueles que carregam a Vontade dos D. são os que possuem a maior força de vontade em One Piece, logo, devem ter a maior massa de alma.
Em outras palavras, isso pode significar que eles emitem uma quantidade de energia da alma sempre que se utilizam do Haki do Conquistador, algo que explicaria a afinidade natural com ele. Os D. possuem um destino específico a cumprir, logo, são os usuários de Haki mais poderosos.
Scopper Gaban pode ser a chave para o Haki de Luffy

Durante o tempo que Luffy ficou em treinamento, ele conseguiu aprimorar seu Haki tomou a consciência de como utilizá-lo, em vez de simplesmente derrotar todos aqueles que aparecem em seu caminho.
Rayleigh, o braço direito de Roger o treinou. No entanto, dois anos não foram tempo suficiente para que Luffy pudesse compreender toda a complexidade do Haki, e aqui que entra Gabban.
O treinamento de Luffy não terminou com Rayleigh, ele aprendeu o Haki da Observação Avançado como Katakuri, que acabou levando-o ao seu limite. O Gear 5 também trouxe uma melhoria muito importante no seu Haki do Conquistador.
Já no arco de Elbaph, somos apresentados a Gaban, o braço esquerdo de Roger. Assim, Gaban pode ter um papel fundamental no aprimoramento do Haki de Luffy. Como ex-mão esquerda de Roger, ele deve ter um profundo conhecimento do Haki. Logo, podemos esperar um novo período de treinamento para Luffy, mas não um que dure dois anos.
Sem dúvidas, o Haki é algo que ainda precisa ser explorado por Eiichiro Oda na história, mas, aos poucos, ele começa a nos dar algumas respostas. Luffy ainda tem muito a aprender antes de enfrentar Imu, e Gaban provavelmente será seu novo mentor, para descobrir os segredos do funcionamento do Haki.


