InícioSpoilers, teorias e curiosidadesOne Piece: Oda está abandonando Haki para a batalha final

Postagens Relacionadas

One Piece: Oda está abandonando Haki para a batalha final

Ao longo de vários anos, Eiichiro Oda vem construindo um mundo absurdamente vasto em One Piece. Seus personagens, sua história, mitologia, poderes, regras de poderes, entre outros.

Mas, ultimamente, Oda parece estar adotando um padrão que tem sugerido algumas interpretações dos fãs com relação ao futuro da história, onde está ficando cada vez mais claro que a batalha final não será resolvida somente com Haki.

Esse novo padrão, um tanto quanto ousado, muda as perspectivas de toda a construção do Haki, a qual Oda passou a última década construindo, é surpreendente e ao mesmo tempo inesperado.

Porque a guerra final não será sobre Haki

Ao longo dos capítulos, Oda tem deixado a entender que Luffy vai precisar de algo muito além do Gear 5 e do próprio Haki do Conquistador, para conseguir enfrentar a verdadeira ameaça final da história.

Interpretando mais diretamente, isso não significa que o Haki perderá seu sentido na história, mas sim que esse poder pode não ser suficiente para derrubar aquele que está sentado no trono do mundo.

Olhando mais profundamente, o Haki tem se tornado um elemento de ligação de narrativa quanto a uma ferramenta de equilíbrio, dando para os personagens sem Akuma no Mi, uma maneira de competir ou mesmo superar aqueles que possuem.

Logo, esse poder permite que Oda possa trazer batalhas cada vez mais intensas sem a necessidade de ficar criando novos poderes a cada arco, algo que poderia até mesmo sobrecarregar a história.

Mas, quando o criador de One Piece começa a sinalizar que nem mesmo o melhor Haki será suficiente, isso começa a fazer com que os fãs se perguntem sobre o que então será suficiente para a batalha final.

O legal disso tudo é que o fandom de One Piece é simplesmente absurdo, e algumas análises mais recentes falam que Oda já começou a dar pistas importantes sobre a relevância das Akuma no Mi na história.

A teoria que os fãs têm costurado é que o Haki é sim interessante, mas não deve ser o fator definitivo para o poder geral. Com a ideia de que as Akuma no Mi (mas apenas algumas) aliadas ao Haki é que sejam a fonte de poder becessária para vencer a batalha final.

Existe também um outro motivo prático pelo qual Oda está evitando a escalada dos níveis de poder do Haki puro. Por anos, o autor nos apresentou personagens que pareciam até mesmo insignificantes no início, mas que carregavam um potencial fora do normal, como Urouge, por exemplo.

No caso de Urouge, sua Akuma no Mi converte dano em força, e para parte dos fãs, Oda pode estar guardando esse tipo de Akuma no Mi para quando o campo de batalha necessitar de algo que vá além do Haki bruto.

Com algumas frutas conseguindo fazer coisas estranhas que conseguem até mesmo contornar as regras do Haki, elas acabarão se tornando ferramentas narrativas extremamente importantes para finais ainda mais surpreendentes.

Oda precisará acabar com as comparações de Haki

As discussões mais recentes do fandom argumentam que Barba Negra pode ser um personagem que tenha o conhecimento necessário sobre como matar os chamados “Cavaleiros de Deus” e que a maneira como esses Cavaleiros podem ser mortos aponta para Akuma no Mi ou mecânicas incomuns, como uma “contramedida” e não apenas ao confronto de Hakis.

Os fãs também têm buscado teorizar como Loki parece ter sido capaz de matar Harald, sugerindo que algum método especial foi utilizado. Para quem não sabe ou não se lembra, Harald, pai de Loki, foi um antigo Cavaleiro de Deus.

Muito se tem especulado sobre a Yami Yami no Mi, os efeitos das Akuma no Mi baseadas em sombras e que certas Akuma no Mi podem operar independentemente dos limites do Haki do usuário.

Além disso, a Yami Yami no Mi costuma ser frequentemente mencionada com outras habilidades ligadas às almas, sombras, ou mesmo leis da física, e não somente na força bruta.

Para alguns, esse tipo de fruta pode simplesmente operar fora das regras normais do Haki, enquanto para outros, o Haki ainda terá um grande peso, mas já não se apresenta como uma solução isolada para uma batalha final.

A dica de Oda não quer dizer que o Haki pode chegar ao fim, mas sim que a batalha final pode estar mais ligada a segredos do mundo e feitos excepcionais de algumas Akuma no Mi, ao invés de uma simples luta de usuários utilizando o Haki.

E talvez, justamente essa combinação poderosa entre algumas Akuma no Mi que consigam operar fora das regras do Haki, junto com o próprio Haki, seja um tipo de poder necessário para vencer a batalha final, como uma informação que acabou se perdendo ao longo dos séculos, enquanto Imu remodelou a história.

Últimas Postagens