My Hero Academia tem conseguido retratar seus vilões de uma forma mais complexa, não apenas vilões para os heróis derrotarem. Eles possuem camadas e motivações que os tornam mais do que simples antagonistas.
Se bem que existem vilões em My Hero Academia que foram criados apenas para derrotar os heróis, como os casos de Mustard e Moonfish. Mas os principais vilões do anime são todos pessoas moldadas por seus traumas passados, sua luta para encontrar aceitação e até mesmo seus laços entre si.
No entanto, um vilão que tinha tudo para ser magnífico acabou se distanciando dessa abordagem, o que foi uma pena. Estamos falando de Kurogiri, que não foi bem aproveitado na série.
A princípio, Kurogiri era um membro frio e misterioso da Liga dos Vilões, quase como um irmão mais velho ou uma figura paterna para personagens como Tomura Shigaraki, mas a trama mudou seu arco para uma direção totalmente diferente.
Os criadores resolveram mudar a história do personagem, focando no seu passado como Oboro Shirakumo, estragando uma trama que poderia ser bem melhor. Mostra que o personagem foi mal-planejado, desviando completamente o que o arco tinha idealizado para Kurogiri.
A caracterização original de Kurogiri era mais interessante do que sua versão de Shirakumo
Não é segredo para ninguém que os fãs não ficaram satisfeitos com a mudança que fizeram durante o desenvolvimento do arco de Kurogiri em My Hero Academia. Deu entender que a narrativa parecia seguir um rumo inicial, apenas para mudar de forma repentina e inesperada, destruindo uma trama que poderia ser ótima.
Nas primeiras temporadas de My Hero Academia, os fãs gostaram de ver Kurogiri como um vilão misterioso e sinistro, mas também calmo, totalmente diferente de Tomura ou Stain, o assassino de heróis.
Kurogiri era claramente dedicado à causa dos vilões, já que usou sua Individualidade Warp Gate para apoiar o ataque pesado de Tomura ao complexo da USJ, mas Kurogiri não parecia um verdadeiro monstro.
Na verdade, Kurogiri era um elemento estabilizador na Liga dos Vilões, o tipo de pessoa de que o grupo precisava urgentemente quando estava de cabeça-quente. Ele conseguia controlar pessoas como Tomura e Muscular.
Kurogiri parecia um vilão cavalheiro, ele se destacava entre os antagonistas, até mais do que o autoproclamado Criminoso Gentil, trazendo uma dose de sofisticação e contraste ao elenco de vilões.
A natureza gentil e solidária de Kurogiri condizia com a função de sua Individualidade Warp Gate, já que Warp Gate só pode transportar pessoas, sem as machucar. Ele sabe usar essa Individualidade de maneiras não violentas ou até mesmo gentis.
Ele em vez de utilizar o Warp Gate para confrontar diretamente heróis profissionais ou cometer assaltos, usa sua Individualidade para ajudar seus colegas vilões a escapar do perigo. Kurogiri tem um papel protetor como um vilão de suporte.
Quem já assistiu My Hero Academia, lembra da cena em que Dabi, Himiko Toga e Tomura tiveram uma briga violenta no bar secreto dos vilões. Foi nesse momento que Kurogiri interviu usando seus portais Warp Gate para redirecionar os ataques e impedir que a briga se tornasse sangrenta.
Isso reforçou a ideia de que Kurogiri pode ser um tipo diferente de vilão, alguém protetor mas também cuidadoso. Sua gentiliza não implica em nada a sua origem Shirakumo, o jovem aspirante a herói.
Leoa também | Demon Slayer Castelo Infinito revela batalha de Tanjiro contra Akaza
Kurogiri se tornou um recurso de enredo para os heróis
Quando Kurogiri foi capturado, veio a revelação que ele era o reanimado Shirakumo. Essa revelação acabou transformando-o em um recurso estratégico devido a sua Individualidade Warp Gate.
Os fãs de My Hero Academia bem sabiam que os heróis profissionais estavam desesperados pelo poder do Warp Gate para iniciar a batalha final contra a Frente de Libertação Paranormal, foi por isso que houve uma mudança no arco de Kurogiri, que passou a se utilizado para essa finalidade.
Essa mudança transformou Kurogiri em um personagem quase insignificante, ficou reduzido a uma participação na batalha final e teve momentos pessoais sem nenhuma importância com Tomura. Bem que a série tentou honrar o vínculo que Kurogiri e Tomura tiveram, mas não conseguiram, poderiam ter feito mais nesse sentido.
My Hero Academia poderia ter se concentrado mais na versão original e melhor de Kurogiri na guerra final. Ele poderia ter sido um grande vilão, sem perder sua gentileza, por meio de sua personalidade e Individualidade, facilitando a história a dar a ele uma despedida emocionalmente carregada.