Curiosidades

O amor dos fãs por Bardock pode ofuscar o verdadeiro brilho de Goku em Dragon Ball

Dragon Ball é um dos animes que mais conquistou fãs ao redor do mundo. E é também o que tem alguns personagens mais icônicos das histórias das animações japonesas. Se você perguntar aum fã quais os personagens favoritos, eles vão responder sem pensar duas vezes: Goku e Vegeta. 

Mas Dragon Ball também tem personagens secundários que são bem populares, como Kuririn e Yamcha. Porém, os Saiyajins da série sempre liderarão em termos de popularidade. Um deles, curiosamente, permaneceu popular entre os fãs e até mesmo entre o criador da série desde sua estreia, apesar de ter pouco tempo de tela.

Estamos falnado de Bardock, o pai de Goku, que apareceu pela primeira vez no especial de anime de 1990, intitulado Dragon Ball Z: Bardock – O Pai de Goku. Logo, o pai do nosso herói se tornou um lutador favorito entre os fãs do anime, ao mesmo tempo, em que lançava luz sobre os eventos que levaram à destruição do Planeta Vegeta. 

Bardock é um personagem fictício da franquia Dragon Ball criada por Akira Toriyama. Ele fez sua estreia como o protagonista do especial de TV Bardock: O Pai de Goku, lançado em 1990. Bardock é um guerreiro de alto poder de luta, porém de classe baixa, Sayajin e pai de Goku.

Bardock foi inicialmente referido indiretamente no mangá Dragon Ball por Akira Toriyama, sendo descrito como tendo a mesma cara que Goku. Bardock, tal como muitos outros da raça Saiyajin, trabalhava para Freeza, eliminando povos e conquistando planetas para que os mesmos fossem vendidos.

Ele se recusou a desistir sem lutar, e sua bravura de última hora diante de Freeza e seus soldados o tornou incrivelmente simpático. Mas 20 anos depois, sua história seria reescrita, antes que ele retornasse à história em Dragon Ball Super. Esse momento foi crucial, pois acabou prejudicando o personagem de seu filho no processo.

Leia também | Ranma ½: Segunda temporada terá exibição antecipada em junho de 2025

O retorno de Bardock prejudicou o caráter de Goku

A origem de Goku foi reescrita, trazendo o retorno de Bardock e isso prejudicou o que tornava Goku especial. Mesmo tendo pouco tempo de tela, Bardock se tornou um dos Saiyajins mais populares de Dragon Ball. 

O personagem conseguiu conquistar até o coração de Akira Toriyama, que ao assistir ao especial original do anime, decidiu tornar o personagem e sua história de fundo cânone. E isso fez com que os fãs desejassem o retorno de Bardock. E isso aconteceu em 2014 em Dragon Ball Minus, porém, não de maneira como a turma queria.

Os fãs não aceitaram muito a ideia de transformar Goku em um personagem mais próximo ao do Superman—um bebê enviado à Terra para escapar da destruição. Até porque isso mudou a narrativa estabelecida em Dragon Ball e gerou bastante debate.

Sua natureza bondosa foi um dos principais fatores que tornaram Goku tão especial após a revelação de que ele era um Saiyajin. Ele tinha sido enviado para destruir a Terra, no entanto, ele salvou o planeta em diversas ocasiões.

O fato de Goku não ser o que foi enviado para ser é o que o levou a derrotar Vegeta na Saga Saiyajin, transformando as técnicas dos outros e os relacionamentos que construiu em força. Mas os fãs preferiram ignorar a introdução de sua origem revisada, mas a série a reforçou em Dragon Ball Super.

Em Dragon Ball Minus: A Partida da Criança Predestinada, Dragon Ball Super: Broly e Dragon Ball Super, Bardock veste uma armadura de batalha preta e bege com protetores de quadril e ombreiras retangulares, as mesmas calças azul-escuras de sua contraparte Z, aquecedores de braço azuis e botas brancas e bege. 

Ao contrário de sua história original, ele não tem aquecedores de perna ou faixa na cabeça. A cicatriz em sua bochecha é mais lisa e em forma de “x”. Ele também tem uma cicatriz fina adicional que atravessa horizontalmente seu bíceps direito. Sua cauda também está mais frouxamente enrolada em seus quadris.

Dragon Ball Super: Broly, de 2018, reforçou a versão de Dragon Ball Minus de Bardock, colocando a história de origem atualizada de Goku como a introdução do filme. Mais tarde, o Saiyajin retornou na Saga Granolah do mangá, desta vez expandindo seu papel e tendo um efeito direto nos eventos do arco e no protagonista da série.

Algo que muitos fãs estranharam, Bardock deu maior ênfase nas raízes Saiyajin com as quais Goku nunca se importou antes. A Saga Saiyajin deixou claro que, embora ele pudesse ser um alienígena, Goku era um terráqueo de coração.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais.

Compartilhar
Publicado por
Jorge Roberto Wright

Postagens recentes

Overlord | 5ª temporada pode ser anunciada ou lançada em 2026?

Overlord é um dos isekai mais populares lançados nos últimos anos. O anime que se…

9 horas atrás

13 animes dark fantasy para quem está gostando de Sentenced to Be a Hero

Uma das estreias de janeiro que mais tem ganhando destaque é Sentenced to Be a…

10 horas atrás

One Piece: Spoilers completos do capítulo 1171

Após mais de seis meses, o flashback mais longo de One Piece finalmente chega ao…

12 horas atrás

4ª temporada de KonoSuba é oficialmente anunciada

Após três temporadas simplesmente incríveis e uma espera quase que interminável, a tão sonhada 4ª…

12 horas atrás

Spy x Family | Onde começar a ler no mangá após 3ª temporada do anime?

Nos despedimos da terceira temporada de Spy x Family que inclusive teve episódios com ótimas…

12 horas atrás

16 estreias animes de janeiro de 2026 que terão dublagem e onde assistir

A temporada de animes de janeiro está dando o que falar, afinal em 2026 diversos…

14 horas atrás