InícioSpoilers, teorias e curiosidadesCuriosidadesO amor dos fãs por Bardock pode ofuscar o verdadeiro brilho de...

Postagens Relacionadas

O amor dos fãs por Bardock pode ofuscar o verdadeiro brilho de Goku em Dragon Ball

Dragon Ball é um dos animes que mais conquistou fãs ao redor do mundo. E é também o que tem alguns personagens mais icônicos das histórias das animações japonesas. Se você perguntar aum fã quais os personagens favoritos, eles vão responder sem pensar duas vezes: Goku e Vegeta. 

Mas Dragon Ball também tem personagens secundários que são bem populares, como Kuririn e Yamcha. Porém, os Saiyajins da série sempre liderarão em termos de popularidade. Um deles, curiosamente, permaneceu popular entre os fãs e até mesmo entre o criador da série desde sua estreia, apesar de ter pouco tempo de tela.

Estamos falnado de Bardock, o pai de Goku, que apareceu pela primeira vez no especial de anime de 1990, intitulado Dragon Ball Z: Bardock – O Pai de Goku. Logo, o pai do nosso herói se tornou um lutador favorito entre os fãs do anime, ao mesmo tempo, em que lançava luz sobre os eventos que levaram à destruição do Planeta Vegeta. 

Bardock é um personagem fictício da franquia Dragon Ball criada por Akira Toriyama. Ele fez sua estreia como o protagonista do especial de TV Bardock: O Pai de Goku, lançado em 1990. Bardock é um guerreiro de alto poder de luta, porém de classe baixa, Sayajin e pai de Goku.

Bardock foi inicialmente referido indiretamente no mangá Dragon Ball por Akira Toriyama, sendo descrito como tendo a mesma cara que Goku. Bardock, tal como muitos outros da raça Saiyajin, trabalhava para Freeza, eliminando povos e conquistando planetas para que os mesmos fossem vendidos.

Ele se recusou a desistir sem lutar, e sua bravura de última hora diante de Freeza e seus soldados o tornou incrivelmente simpático. Mas 20 anos depois, sua história seria reescrita, antes que ele retornasse à história em Dragon Ball Super. Esse momento foi crucial, pois acabou prejudicando o personagem de seu filho no processo.

Leia também | Ranma ½: Segunda temporada terá exibição antecipada em junho de 2025

O retorno de Bardock prejudicou o caráter de Goku

A origem de Goku foi reescrita, trazendo o retorno de Bardock e isso prejudicou o que tornava Goku especial. Mesmo tendo pouco tempo de tela, Bardock se tornou um dos Saiyajins mais populares de Dragon Ball. 

O personagem conseguiu conquistar até o coração de Akira Toriyama, que ao assistir ao especial original do anime, decidiu tornar o personagem e sua história de fundo cânone. E isso fez com que os fãs desejassem o retorno de Bardock. E isso aconteceu em 2014 em Dragon Ball Minus, porém, não de maneira como a turma queria.

Os fãs não aceitaram muito a ideia de transformar Goku em um personagem mais próximo ao do Superman—um bebê enviado à Terra para escapar da destruição. Até porque isso mudou a narrativa estabelecida em Dragon Ball e gerou bastante debate.

Sua natureza bondosa foi um dos principais fatores que tornaram Goku tão especial após a revelação de que ele era um Saiyajin. Ele tinha sido enviado para destruir a Terra, no entanto, ele salvou o planeta em diversas ocasiões.

O fato de Goku não ser o que foi enviado para ser é o que o levou a derrotar Vegeta na Saga Saiyajin, transformando as técnicas dos outros e os relacionamentos que construiu em força. Mas os fãs preferiram ignorar a introdução de sua origem revisada, mas a série a reforçou em Dragon Ball Super.

Em Dragon Ball Minus: A Partida da Criança Predestinada, Dragon Ball Super: Broly e Dragon Ball Super, Bardock veste uma armadura de batalha preta e bege com protetores de quadril e ombreiras retangulares, as mesmas calças azul-escuras de sua contraparte Z, aquecedores de braço azuis e botas brancas e bege. 

Ao contrário de sua história original, ele não tem aquecedores de perna ou faixa na cabeça. A cicatriz em sua bochecha é mais lisa e em forma de “x”. Ele também tem uma cicatriz fina adicional que atravessa horizontalmente seu bíceps direito. Sua cauda também está mais frouxamente enrolada em seus quadris.

Dragon Ball Super: Broly, de 2018, reforçou a versão de Dragon Ball Minus de Bardock, colocando a história de origem atualizada de Goku como a introdução do filme. Mais tarde, o Saiyajin retornou na Saga Granolah do mangá, desta vez expandindo seu papel e tendo um efeito direto nos eventos do arco e no protagonista da série.

Algo que muitos fãs estranharam, Bardock deu maior ênfase nas raízes Saiyajin com as quais Goku nunca se importou antes. A Saga Saiyajin deixou claro que, embora ele pudesse ser um alienígena, Goku era um terráqueo de coração.

Últimas Postagens