Do começo ao fim do mangá de My Hero Academia, Izuku Midoriya e Katsuki Bakugo viveram uma longa rivalidade, muito embora a rivalidade seja algo criado especialmente pelo próprio Bakugo.
Diferente de várias outras rivalidades que vemos nos mangás e animes, a rivalidade de Midoriya e Bakugo foi uma das mais complexas e emocionantes, marcadas por momentos de tensão, evolução e também de respeito entre eles.
De um lado, Bakugo percebe um crescimento constante de Midoriya e o peso de sua responsabilidade como herdeiro do One For All, levando-o a questionar suas próprias atitudes. Já Midoriya sempre admirou Bakugo, e mesmo com as provocações, nunca deixou de alcançá-lo.
No entanto, no final do mangá, Midoriya acabou perdendo seus poderes e os fãs acreditaram que Bakugo, agora, estará anos-luz à frente de Midoriya. Mas, a verdade não é bem assim, e mesmo após o fim da história, Midoriya conseguiu, sim, superar Bakugo.
Midoriya supera Bakugo após o fim do mangá

Recentemente, foi lançado pela Shueisha o My Hero Academia: Ultra Age – The Final Fan Book. O livro serve como uma espécie de enciclopédia definitiva da obra de Kohei Horikoshi, abrangendo todos os 431 capítulos do mangá.
Neste Fan Book Ultra Age, foi confirmado que Midoriya ultrapassou Bakugo no ranking de heróis. As últimas notícias que tínhamos eram de que Bakugo se tornou o herói número 4 e depois caiu para o número 15 devido ao seu comportamento explosivo.
Já Midoriya esteve sempre na casa dos dois dígitos. No entanto, agora, Midoriya deu um verdadeiro salto no ranking e é oficialmente o herói de número 4 do Japão, e parece que Bakugo também passou a levar as coisas mais a sério, ficando como herói número 5 do Japão, logo atrás de Midoriya.
O recomeço de Midoriya como herói

Como os fãs do mangá devem saber, Midoriya acaba perdendo seus poderes na luta final. Isso porque ele os transfere para Tomura Shigaraki, resultando assim na total destruição de individualidades.
Assim, após a batalha, Midoriya ficou completamente sem poderes, e, na verdade, ficou vários anos sendo apenas uma pessoa comum. Mas isso acabou mudando oito anos após a batalha final.
Isso porque, oito anos após a batalha final, Midoriya finalmente retorna à atividade como heróis graças a uma armadura tecnológica desenvolvida pelos seus colegas de classe e financiada por All Might. Essa armadura deu a Midoriya a possibilidade de ele continuar lutando como herói, mesmo sem o One For All.