Por muitos anos, os fãs de My Hero Academia achavam que Izuku Midoriya era uma cópia de Naruto. Essa foi uma teoria que já gerou muita discussão dentro do fandom, de que era “claro que” Deku era baseado em Naruto.
No entanto, em uma entrevista publicada da Jump Giga, na edição de outono de 2025, Kohei Horikoshi, o autor de My Hero Academia admitiu algo surpreendente, e não, Midoriya não é baseado em Naruto.
Embora o autor de My Hero Academia tenha desmentido uma teoria que durou muito tempo, o que chamou a atenção foi que Kohei Horikoshi admitiu oficialmente em quem ele se inspirou para dar vida a Midoriya.
Luffy foi inspiração para Izuku Midoriya

Segundo Kohei Horikoshi, o autor de My Hero Academia, na sua entrevista a Jump Giga, Izuku Midoriya foi inicialmente concebido para ser parecido com Monkey D. Luffy de One Piece.
Na entrevista, Kohei Horikoshi disse o seguinte:
Eu sempre admirei o Luffy de One Piece e tinha um forte desejo de criar um personagem principal como ele. Mas depois que minha segunda série terminou, finalmente percebi que “Não existe Luffy em mim”.
Foi após essa revelação que o autor de My Hero Academia embarcou em uma nova aventura para criar um personagem que fosse fácil de desenhar para ele. Assim, ele se inspirou em seu one-shot de 2008, onde nesse one-shot o protagonista chamado Jack é parecido com Deku, tanto na aparência quanto na personalidade.
Dessa maneira, My Hero Academia foi criado depois que o autor acabou superando sua obsessão de ter o “seu próprio Luffy”, explicando que levou cerca de um ano para conceber a ideia e assim criar os storyboards do primeiro capítulo.
Horikoshi se inspirou em All Might

Ainda em sua entrevista a Jump Giga, Horikoshi disse que, mesmo depois de criar várias versões dos rascunhos da parte inicial, ainda não conseguia definir exatamente as características dos personagens.
Ele acabou passando por um momento bem difícil com essa situação. No entanto, assim que ele criou All Might ele pensou:
Se esse cara estiver aqui, então eu consigo superar isso.
Isso deixa claro que, em My Hero Academia, não foi só Midoriya que dependeu de All Might, na verdade, o próprio autor da história dependeu do símbolo da paz, um herói que protege a vida com enorme sorriso no rosto e inspira a todos com seu otimismo.


