Jujutsu Kaisen está de volta com seu novo spin-off chamado Mojuro. A história do novo mangá se passa décadas após as batalhas que deixaram os fãs alucinados com a obra de Gege Akutami.
Agora, chegou a vez de Mojuro ganhar espaço e os fãs já podem começar a se preparar, porque a história do novo mangá parece ser incrível, especialmente agora com os spoilers já revelados do primeiro capítulo.
O primeiro Capítulo do novo mangá de Jujutsu Kaisen mostra que Mojuro é muito mais do que um mero epílogo, sendo realmente uma expansão do universo que aprendemos a gostar ao longo de tantos anos.
Spoilers do capítulo 1 de Mojuro

O primeiro capítulo de Mojuro é intitulado como “Circunstância de Grau Especial”. O Capítulo 1 não começa no Japão, mas sim nos céus de Nevada. A narração da história nos revela que uma enorme nave chamada Naunax chegou à atmosfera da Terra com quase 50 mil alienígenas conhecidos como Simurianos.
Esses Simurianos são identificados como alienígenas refugiados, que estão chegando ao planeta Terra procurando proteção. O mangá logo de cara estabelece uma escala gigantesca além de tudo que Jujutsu Kaisen explorou, onde feiticeiros humanos não são mais o único poder sobrenatural do planeta Terra.
A chegada desses alienígenas desperta inúmeras intrigas políticas. Enquanto uma figura alienígena de autoridade mostra descrença de que o Japão, e não os EUA, estejam conduzindo negociações diplomáticas, enquanto outra explica que os EUA delegaram as responsabilidades ao Japão.
A justificativa para isso é que uma raça misteriosa dentro do Japão possuí um poder igual ao dos próprios Simurianos. Esses seres são os que já conhecemos desde o início de Jujutsu Kaisen como os feiticeiros.
Essa revelação, logo no começo, redefine o jogo, e agora os feiticeiros são reconhecidos em escala planetária, estabelecendo um possível confronto ou aliança inevitável entre os usuários de energia amaldiçoada da Terra e os Simurianos.
Um fato curioso é que acabamos sendo reintroduzidos a um nome bem familiar: Yuta Okkotsu, agora idoso. Yuta é avô e cria uma nova geração de feiticeiros após o falecimento de sua esposa, Maki Zen’in. Seus netos são o centro da história de Mojuro.
Os netos de Yuta Okkotsu são:
- Okotsu Yuka: Uma menina, espirituosa, que está em luto e que herda a força de vontade do seu avô. A jovem é totalmente apegada a um anel que seu avô lhe presenteou, um objeto amaldiçoado que simboliza a responsabilidade e proteção. Ela jura que será uma feiticeira digna do seu poder.
- Okotsu Tsurugi: irmão um ano mais velho que Yuka. Ele é um tanto quanto estoico e diligente, sendo também emocionalmente distante. Ele é reconhecido pelo clã de Gojo, como alguém que é o legítimo portador do anel amaldiçoado, consequentemente causando rivalidade e ressentimento entre os irmãos.

Após essa primeira apresentação, a narrativa do mangá vai para um território mais sombrio. Em Kyoto, começam a aparecer relatos de crianças sequestradas, dos quais esses desaparecimentos estão ligados ao tráfico de energia amaldiçoada.
Cidadãos do Japão, devido à conexão inata com a energia amaldiçoada, se tornaram vítimas do mercado negro, alcançando valores extremamente altos. Esse desenvolvimento conecta os temas de terror sobrenatural de Mojuro.
Aparentemente, os sequestros estão ligados a técnicas de barreira, em que um usuário de maldição manipula caminhos e linhas de visão para guiar indivíduos até armadilhas. Uma habilidade verdadeiramente engenhosa, mas assustadora, que possibilita que crianças desapareçam sem deixar qualquer rastro.
Nesse ponto do primeiro capítulo, conhecemos o terceiro personagem principal da história, e com toda certeza o mais importante: Maruru Val Ul Yelvri, ou simplesmente chamado Maru.
Ele é apresentado como um feiticeiro estrangeiro que trabalha como investigador. Maru rapidamente se revela o mesmo alienígena Simuriano da cena de abertura, e sua presença preenche a lacuna que relaciona os alienígenas refugiados e os feiticeiros.
A rivalidade entre irmãos

Grande parte do primeiro capítulo de Mojura mostra a rivalidade entre os irmãos Yuka e Tsurugi. Yuka se resente do irmão ter pegado o anel amaldiçoado, acusando ele de ostentar toda sua força, sem entender o verdadeiro legado da família.
Ao mesmo tempo, Tsurugi se considera apenas como um seguidor das ordens do clã Gojo, mesmo sendo um jovem que treina incansavelmente em busca de provar todo o seu valor.
O capítulo mostra flashbacks com os avós Yuta e Maki. No caso, Maki insiste que o anel é um amuleto de proteção que deve ser destinado a Yuka, enquanto Tsurugi confia totalmente na sua força natural, é informado de que não tem necessidade de ter um.
Consequentemente, esse favoritismo acaba amargurando Tsurugi, que consequentemente se alimenta disso para provar seu valor. O conflito entre os irmãos é em paralelo um dos temas mais antigos de Jujutsu Kaisen, que é a luta entre laços pessoais e expectativas impostas pelas tradições.
Investigação e a primeira batalha de Mojuro

Reunidos, o trio Tsurugi, Yuka e Maru começam a investigar os sequestros. Yuka habilmente deduz a natureza da técnica de barreira, explicando como ela manipula crianças para que sigam caminhos amaldiçoados.
Por conta disso, Maru acaba elogiando a inteligência de Yuka e incentivando que ela mostre todo o seu verdadeiro potencial. Posteriormente, a missão acaba se intensificando.
Após rastrearem os sequestrados, eles descobrem que os sequestros estão ligados pelas maldições, tal como pela exploração da energia amaldiçoada como forma de obter dinheiro.
Um antagonista misterioso chamado Tsugi surge na história. Ele aparece provocando Tsurugi e revelando que tem planos de vender feiticeiros como produtos. Consequentemente, a batalha é caótica e complexa.
Yuka utiliza sua técnica amaldiçoada, K9 Jaw Strike, lançando um ataque feroz que é rapidamente rebatido. Em seguida, temos Tsurugi, empunhando uma espada amaldiçoada, que, apesar da falta de energia amaldiçoada, prova sua habilidade em combate.
Maru, embora afirmar que não pode intervir na batalha, acaba ativando seu terceiro olho e incapacitando o inimigo instantemente e salvando as crianças. A luta mostra o potencial total do trio, com a determinação de Yuka, a disciplina física de Tsurugi e os poderes misteriosos de Maru.
