Jujutsu Kaisen continua dando aos fãs momentos de grande emoção. E isso pode ser comprovado quando, na semana passada, a série superou as expectativas com o arco da Preparação Perfeita de Maki Zenin. O público pode ver o desfecho catártico marcado por uma narrativa visual impressionante.
A vingança de Maki marca uma forte escalada narrativa na trama, por isso, o episódio 5 da 3ª temporada de Jujutsu Kaisen, intitulado “Paixão”, abre caminho para o próximo grande embate. Conforme a história vai se aproximando do Jogo da Eliminação, novos personagens como Hana Kurusu/Angel e Kinji Hakari entram na disputa. Eles foram mencionados no episódio 3 pelo mestre Tengen, insinuando que ambos são peças-chave no conflito iminente.

A série nos apresenta, no episódio intitulado “Paixão”, Hakari pessoalmente, que faz parte de um plano elaborado por Panda, Yuji Itadori e Megumi Fushiguro. O episódio 5, que foi lançado nesta quinta-feira, 29 de janeiro, na Crunchyroll, mostra as trágicas circunstâncias que envolvem Masamichi Yaga, que antes era o estimado diretor da Escola de Jujutsu de Tóquio.
Após o massacre de Shibuya e a prisão de Satoru Gojo, Yaga é injustamente incriminado pelos corruptos membros da alta cúpula da sociedade jujutsu e condenado à morte. Essa ameaça de execução vem acompanhada de um ultimato: exigem o segredo por trás de sua técnica do Cadáver Amaldiçoado, com a qual Yaga é capaz de criar cadáveres amaldiçoados autossuficientes como Panda, utilizando uma complexa ligação entre informações do “corpo” e da “alma”.
O atrito de Yaga com a autoridade jujutsu remonta à criação de Panda, após a qual os membros da alta cúpula ficaram tão paranoicos com a potencial capacidade de Yaga de criar um exército de Pandas que se sentiram tentados a classificá-lo como uma ameaça de nível especial.
Atualmente, Yaga está fugindo, foi possível vê-lo conversando com um cadáver amaldiçoado chamado Takeru, cuja verdadeira origem é revelada. Mas a série tem deixado os fãs confusos, já que certas situações que acontecem na trama parecem ser um tanto apressadas, o que torna a explicação sobre os cadáveres amaldiçoados e a morte de Yaga um pouco nebulosa.
Leia também | Ghost in the Shell estreia em julho de 2026 e libera trailer épico
Quem é Takeru e como funcionam os cadáveres amaldiçoados de Yaga em Jujutsu Kaisen?
O jujutsu de marionetes de Yaga sempre foi visto como uma ameaça pelos superiores, principalmente depois que ele criou Panda, que cresceu e se tornou um feiticeiro jujutsu. Para proteger suas preciosas criações, Yaga as mantinha em uma floresta protegida pelas barreiras de Tengen.
No passado, o feiticeiro de nível 1, Atsuya Kusakabe, pediu a ajuda de Yaga depois que sua irmã (cujo nome até hoje não foi revelado) perdeu seu filho, Takeru. Para lidar com essa dor, Yaga usou as informações da alma de Takeru para criar o cadáver amaldiçoado de mesmo nome, que serviu de pretexto emocional necessário para a cena do reencontro.
Atualmente, Yaga se deixa atacar por Yoshinobu Gakuganji, o tradicional diretor da Escola de Jujutsu de Kyoto. Como acontece no mangá de Gege Akutami, também no anime o confronto ocorre fora de cena. Na trama, Yaga perde a luta deliberadamente. Deixando-se ser mortalmente ferido por Gakuganji, Yaga entrega a fórmula ao seu executor, mas deixa claro que é “uma maldição minha para você”.
Yaga explica que cadáveres amaldiçoados são criados através da replicação de informações da alma, que devem ser infundidas nos núcleos desses seres inanimados.
O estúdio MAPPA tem trado essas cenas com leveza e animação, onde Yuji se envolve em um confronto divertido e exagerado com Panda para chamar a atenção de Hakari.
Onde assistir: Crunchyroll.


