Para alegria dos fãs está chegando a terceira temporada de Jojo’s Bizarre Adventure. Eles estão ansiosos pela adaptação de Steel Ball Run. Mas enquanto isso não acontece, existe um antigo problema que vai retornar para o anime, estamos falando das referências musicais. Para quem não sabe, os nomes de muitos Stands e personagens são inspirados em músicos, bandas e canções famosas, o que inevitavelmente cria barreiras legais no Ocidente. E isso acontece desde o início da franquia.
Você sabia que o vilão mais odiado da série, Dio foi batizado em homenagem a Ronnie James Dio. Contudo, nomes como Aerosmith precisaram ser alterados para versões curiosas, como Lil’ Bomber, na localização americana. Embora essas mudanças tenham gerado situações divertidas, existe uma dúvida, como adaptar Steel Ball Run, uma parte mais sombria e madura da saga, sem prejudicar sua seriedade?
JoJo’s Bizarre: Steel Ball Run enfrenta um dilema inédito
JoJo’s Bizarre: Steel Ball Run tem algumas partes diferentes dos episódios anteriores. A trama marca uma virada importante que vai mexer com a história. Steel Ball Run é um mangá escrito e ilustrado por Hirohiko Araki. Originalmente apresentado como uma história independente, esta série foi recentemente declarada oficialmente uma parte do enredo de JoJo’s Bizarre Adventure, sendo assim a sétima parte da obra a ser adaptada para o anime.
Fora do Japão, seu tom mais sério pode entrar em choque com nomes localizados de maneira cômica, prejudicando momentos dramáticos. Um caso famoso é o Stand Dirty Deeds Done Dirt Cheap, apelidado de D4C, que virou o hilário Filthy Acts at a Reasonable Price no Ocidente. Embora engraçado fora de contexto, é difícil imaginar uma cena intensa repetindo esse nome sem perder o impacto.
Sabemos que o estúdio precisa decidir: manter essas traduções já estabelecidas ou buscar alternativas mais sérias, mais será que isso é possível? Não há uma solução fácil, pois qualquer escolha dividirá certamente os fãs. Outros nomes, como Tusk e Ballbreaker, também podem precisar de mudanças, levantando mais questionamentos.
Leia também | Jujutsu Kaisen: Gege já revelou o único feiticeiro capaz de superar Gojo e Sukuna
A história
Em setembro de 1890, jóqueis de corrida de todo o mundo vão para os Estados Unidos para participar da Steel Ball Run, uma corrida de cavalos que atravessa o país, de San Diego a Nova York, com um grande prêmio de cinquenta milhões de dólares. Um ex-jóquei paraplégico chamado Johnny Joestar entra na corrida para aprender sobre a misteriosa habilidade chamada Spin de um ex-carrasco napolitano chamado Gyro Zeppeli, que restaurou por um instante a capacidade de andar Johnny.
Embora comecem a corrida como rivais, Johnny e Gyro tornam-se amigos ao longo da viagem, enquanto enfrentam vários assassinos e terroristas presentes na competição. Embora a Steel Ball Run seja organizada pelo excêntrico magnata do petróleo Steven Steel, o presidente dos Estados Unidos, Funny Valentine, projetou a corrida para servir de fachada para a coleta dos pedaços espalhados de um cadáver de 1.900 anos conhecido como Santo Cadáver (fortemente implícito ser o corpo de Jesus Cristo). Valentine pretende remontar o Cadáver e ganhar poder ilimitado através dele em nome de sua nação.