Notícias

JoJo’s Bizarre Adventure enfrenta críticas após novo projeto revelar uso total de IA

Parece que a inteligência artificial (IA) está conquistando um lugar no mundo dos animes, o que não agradou aos fãs do gênero. Tem muita gente irritada com o spin-off live-action de Jojo’s Bizarre Adventure, Thus Spoke Kishibe Rohan, e essa insatisfação surgiu após a revelação de que seu mais novo projeto, o filme At A Confessional, utilizou extensivamente a IA para criar a trilha sonora. 

Muitos espectadores japoneses estão ameaçando boicotar o filme após saberem do uso da inteligência artificial na parte musical. 

At A Confessional é uma adaptação cinematográfica do primeiro capítulo de Thus Spoke Kishibe Rohan, baseado no mangá spin-off de Hirohiko Araki, estrelado por Rohan, de Jojo’s Bizarre Adventure. 

O filme estava sendo muito aguardado pelos fãs da série live-action, que vinham se inspirando em outros capítulos da série para seu conteúdo. Nem acreditou que uma live-action poderia ter o envolvimento de IA, algo que muitos acreditavam ser improvável. No entanto, o compositor do filme, Naruyoshi Kikuchi, anunciou orgulhosamente que “não compôs uma única peça”.

Leia também | Chainsaw Man: Filme Reze Arc será a continuação da 1ª temporada

A trilha sonora completa de At A Confessional é gerada por IA

Segundo o fansite Jojo News, um panfleto foi distribuído aos espectadores que foram assistir ao filme, e um dos conteúdos do panfleto era uma entrevista com o compositor sobre o uso da IA. O compositor não mostra nenhum constrangimento em admitir que o usou a IA, dizendo que foi possível criar “músicas genuinamente aterrorizantes”.

Kikuchi aborda o processo de criação até certo ponto, falando sobre como a música é gerada usando samples e gravações, e até mencionando os “elementos alucinatórios” que a IA pode criar como algo que aumentou o horror da música empregada no filme.

“As músicas recém-compostas, em particular, carregam uma estranheza que nos faz pensar: ‘Será que um humano conseguiria cantar isso…?’ “, disse Kikuchi, chamando esse uso da IA ​​de um tipo de “novo cyberpunk”.

O artigo no Jojo News também inclui uma ampla variedade de comentários de fãs no X (antigo Twitter), que são esmagadoramente negativos em relação ao uso de IA por Kikuchi. Muitos ficaram chateados por sentirem que esse uso de IA vai diretamente contra as crenças de Araki sobre IA, enquanto outros apontaram que o protagonista do filme, Rohan, ficaria igualmente descontente em saber como a IA foi usada no filme.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais.

Postagens recentes

Overlord | 5ª temporada pode ser anunciada ou lançada em 2026?

Overlord é um dos isekai mais populares lançados nos últimos anos. O anime que se…

10 horas atrás

13 animes dark fantasy para quem está gostando de Sentenced to Be a Hero

Uma das estreias de janeiro que mais tem ganhando destaque é Sentenced to Be a…

11 horas atrás

One Piece: Spoilers completos do capítulo 1171

Após mais de seis meses, o flashback mais longo de One Piece finalmente chega ao…

13 horas atrás

4ª temporada de KonoSuba é oficialmente anunciada

Após três temporadas simplesmente incríveis e uma espera quase que interminável, a tão sonhada 4ª…

13 horas atrás

Spy x Family | Onde começar a ler no mangá após 3ª temporada do anime?

Nos despedimos da terceira temporada de Spy x Family que inclusive teve episódios com ótimas…

13 horas atrás

16 estreias animes de janeiro de 2026 que terão dublagem e onde assistir

A temporada de animes de janeiro está dando o que falar, afinal em 2026 diversos…

15 horas atrás