A pirataria é uma realidade que ainda não abandonou a indústria de filmes, séries, animes e até mesmo mangás, para combater isso, o Japão vai utilizará uma Inteligência Artificial (IA) para combater a distribuição ilegal das obras.
Mesmo com diversas operações policiais ao redor do mundo, como acontecem no Brasil, a pirataria se mantém muito forte e parece ser quase impossível de ser erradicada, mas o novo sistema do Japão promete resultados.
O sistema combaterá todo tipo de pirataria, mas o principal objetivo do governo japonês é evitar o compartilhamento de animes e mangás por meio de sites ilegais.
A importância da IA para acabar com pirataria de animes e mangás
O Japão anunciou na última terça-feira que vai implementar uma inteligência artificial para combater a pirataria de animes e mangás. A agência cultural japonesa, o órgão responsável pela proteção dos direitos autorais, vai implementar um sistema de IA.
Em junho deste ano, o governo do japonês já havia anunciado a sua intenção de quadruplicar o seu comércio exterior de mangás, anime e jogos eletrônicos para alcançar um volume de U$ 130 bilhões em dez anos, anunciou o governo.
Uma medida necessária
O combate a pirataria é uma das medidas essenciais para expansão desejada pelo governo do Japão, para evitar prejuízos. Sem a criação do sistema, os objetivos do governo japonês serão frustrados.
O sistema: Segundo a descrição, a IA detectará automaticamente sites piratas ao ser alimentado com imagens e outros conteúdos fornecidos pelas produtoras e editoras.
Leia também | 7 personagens de animes que podem ver o futuro
Custos e prejuízos
A agência de cultura japonesa solicitou ao governo um orçamento de 300 milhões de ienes para a criação da inteligência artificial, que será projetada do zero, para funcionar da maneira planejada.
O Japão perde mais de 2 trilhões de ienes (mais de R$ 81 bilhões) por ano com conteúdos piratas distribuídos ilegalmente, o que deve servir de argumento para acelerar a aprovação do projeto.
Portanto, os milhões gastos na inteligência artificial tem um potencial de gerar bilhões de reais economizados por conta do combate a pirataria.