Quem viu Freiren: Beyond Journey’s End não consegue acreditar que existe outro anime que seja tão maravilhoso quanto este. Baseado no mangá de Kanehito Yamada e Tsukasa Abe, a adaptação para anime de Madhouse é um dos animes mais bem avaliados de todos os tempos (ocupando o primeiro lugar no MyAnimeList).
Frieren, uma heroina Himmel e seu grupo levaram 10 anos para derrotar o Lorde Demônio, trazendo paz ao mundo. Como um elfo que pode viver por mais de mil anos, Frieren prometeu se reunir com o grupo antes de partir sozinha. 50 anos depois, Frieren visitou o velho Himmel enquanto ela não é diferente. Ao ver Himmel falecer, ela se arrepende de não ter conseguido entendê-lo e parte em outra jornada.
O sucesso de Frieren levou os fãs a uma missão impossível, encontrar outro anime ou mangá que evoque os mesmos sentimentos, porém, eles não conseguiram encontrar. Apesar de o gênero de fantasia ser saturado com ação, romance e séries isekai, poucos chegaram perto da qualidade e da vibração únicas de Frieren.
Já que os fãs estão interessados encontrar uma nova aventura do gênero fantasia, resolvemos dar uma forcinha e acabamos encontrando “Witch Hat Atelier”, um mangá que em breve também será adaptado para anime.
Leia também | Quando estreia a 4ª temporada de That Time Reincarnated a Slime?
Witch Hat Atelier é para quem é louco por Frieren
Quando você começar a ler “Witch Hat Atelier” (em tradução livre Atelier do Chapéu de Bruxa) vai achar que a trama não tem nada a ver com viu Freiren: Beyond Journey’s End (Freiren: Além do Fim da Jornada). Até porque suas histórias diferem bastante.

Frieren é um estudo de personagem introspectivo e de ritmo lento, já “Witch Hat Atelier” acompanha o arquétipo da jornada do herói enquanto uma jovem bruxa estuda as artes arcanas para salvar sua mãe. Mas, assim como em Frieren, há muito mais em Atelier do Chapéu de Bruxa do que o que parece à primeira vista.
“Witch Hat Atelier” é escrito por Kamome Shirahama, ex-desenhista de capas de quadrinhos da Marvel e da DC. Publicado pela primeira vez em 2016, a série contínua está em andamento, com 85 capítulos disponíveis atualmente.
A história se passa em um mundo de fantasia onde apenas alguns poucos podem usar magia. Você vai conhecer a história de Coco, uma jovem que sonha em se tornar uma bruxa. Quando ela aprende acidentalmente a usar magia e petrifica sua mãe em pedra usando um feitiço proibido, se vê obrigada a estudar as artes arcanas em uma tentativa desesperada de salvar sua mãe.
A história vai te levar um gênero de fantasia bem abrangente. É justamente nesta parte que as duas histórias se cruzam. Freiren é conhecido por subverter tropos de anime e fantasia para criar um mundo e uma história únicos.
Witch Hat Atelier faz o mesmo por meio de seu sistema de magia. A série começa com a ideia de que apenas aqueles que nasceram com habilidades mágicas podem usar magia, um tipo de situação predominante em todo o gênero fantasia. Mas a tradição por trás dessa regra e o mundo mais amplo de Atelier são uma extensa história de conspiração.
Coco descobre que o segredo da magia é incrivelmente simples, mas foi mantido em segredo para proteger o mundo dos perigos que a magia pode trazer. Esta é apenas uma das muitas subversões de clichês de fantasia desgastados que o Witch Hat Atelier usa para construir seu mundo, assim como Freiren.
Witch Hat Atelier está sendo adaptado para anime
O anime Witch Hat Atelier já está em produção há algum tempo. O primeiro pôster do anime foi lançado em abril do ano passado, e os fãs do mangá aguardam pacientemente o lançamento da série ainda em 2025.
Em agosto do ano passado, até chegaram a lançar um trailer, deixando os fãs exultantes com o que viram. Eles amaram a qualidade da animação e a trilha sonora. Eles agora estão ansiosos para ver o anime de Witch Hat Atelier.