O mundo de One Piece ainda é uma obra repleta de segredos, mesmo que esteja há tantos anos sendo exibida. Cada personagem principal possui suas próprias histórias de fundo, que normalmente são bem extensas e complexas.
Entre os personagens que têm o seu passado mais obscuro, temos Monkey D. Luffy. Apesar de sabermos que é o seu pai e o seu avô, que inclusive são extremamente poderosos, assim como ele, quase nada sobre a mãe de Luffy foi revelado.
Após mais de 20 anos de publicação, tudo que os fãs de One Piece têm sobre a mãe de Luffy são pequenas dicas dadas por Eiichiro Oda, o autor da obra, quando ele respondeu algumas perguntas sobre o anime e mangá.
Em um dos momentos mais recentes do anime, Oda acabou revelando que a mãe de Luffy poderia muito bem ser uma figura presente na história. Com base em respostas da SBS, a mãe de Luffy pode até mesmo já ter aparecido em algum momento da história da obra.
Mãe de Luffy na história de One Piece

Oficialmente, até o momento, a mãe de Luffy nunca apareceu em One Piece, nem no mangá, nem mesmo no anime, mesmo que Oda tenha comentado que ela já pode ter aparecido. Assim, enquanto não for oficial, essa questão segue sendo puramente especulativa.
Em uma entrevista antiga para a Shonen Jump, Oda chegou a declarar que Luffy foi criado para ser um personagem que não liga muito para as questões familiares, justamente por isso, a mãe dele não seria relevante para a história naquele momento.
Oda chegou a mencionar, ainda que de maneira mais informal, que imaginava que a mãe do Luffy poderia ser uma mulher severa, de personalidade bem forte, mas nunca revelou nem confirmou se ela está viva ou não.
Por enquanto, os únicos parentes apresentados na obra são seu pai, Monkey D. Dragon, o líder do Exército Revolucionário, e seu avô, Monkey D. Garp, um lendário herói da Marinha.
Comentários de Oda sobre a mãe de Luffy

Eiichiro Oda já fez alguns comentários relacionados à mãe de Luffy ao longo dos anos, mesmo que sejam mais vagos. No entanto, ele nunca revelou a identidade oficial dela, mas deixou algumas pistas em entrevistas, principalmente em respostas à pergunta dos fãs nas seções SBS.
No SBS Volume 44, um fã perguntou sobre a mãe de Luffy, e então Oda respondeu: “A mãe de Luffy não aparecerá. One Piece é uma história de aventura, não de drama familiar. Ela existe, mas não é necessária para o momento.”
Em uma entrevista à Shonen Jump em 2008, Oda foi um pouco mais descritivo e respondeu o seguinte sobre a mãe de Luffy: “Se eu tivesse que desenhar a mãe de Luffy, ela seria uma mulher severa. Forte, de personalidade dura, não uma típica mãe carinhosa. Ela não seria uma beldade… talvez até tenha traços masculinos.”
Além disso, em algumas entrevistas e eventos, Oda chegou a reforçar a ideia de que prefere manter a mãe de Luffy em segundo plano, especialmente porque a revelação de sua figura pode trazer um drama familiar que vai contra a proposta de aventura e liberdade de One Piece.
Em outras palavras, a mãe de Luffy existe, não morreu, mas é completamente irrelevante para a narrativa da história para Oda. Ela não apareceu até hoje no mangá ou no anime, e Oda parece não ter planos imediatos para revelá-la.
Teoria dos fãs

Embora Oda pareça não ter interesse em revelar quem é a mãe de Luffy, os fãs continuam a teorizar quem seria essa pessoa, e até mesmo os motivos pelos quais o autor prefere não dar detalhes sobre sua mãe.
A teoria mais bizarra e popular é de que Crocodile pode ter sido uma mulher no passado. Segundo essa teoria, Ivankov teria mudado o gênero de Crocodile, e isso explicaria o segredo que somente Ivankov sabe sobre ele.
Outra teoria que surgiu nos últimos anos é de que a mãe de Luffy seria uma revolucionária como Luffy, ou então que tivesse alguma conexão com ele. Algo que explicaria por que Luffy foi deixado aos cuidados de seu avô quando era pequeno.
Além disso, existem outras teorias malucas dos fãs que colocam que até mesmo Imu seria mãe de Luffy, especialmente porque isso explicaria por que Luffy parece ser o “inimigo natural dos deuses” e por que o Governo Mundial o teme.
Embora os fãs tenham criado inúmeras teorias diferentes, nenhuma delas nunca foi confirmada por Opda, que parece preferir deixar a mãe de Luffy como um mistério. E a teoria mais plausível, com base nas entrevistas, é apenas que ela é uma mulher comum, severa e fora da vida do filho por escolhas ligadas à Dragon.