Ninguém pode negar que a morte de Akira Toriyama em março do ano passado foi uma grande perda para Dragon Ball, afinal foi dele que partiu essa maravilhosa série. Com isso, o mangá Dragon Ball Super entrou em uma pausa interminável.
Dragon Ball é uma série lendária que está marcada nos corações de muitos fãs ao redor do mundo. Sua popularidade continua aumentando, mesmo com seus altos e baixos, continua influenciando gerações de animes e mangás. Mas Dragon não está imune a críticas, e desta vez elas vêm de seu próprio editor, que trabalhou nesta série por alguns anos.
Kazuhiko Torishima é um editor bem conhecido
A maioria dos fãs de anime e mangá está familiarizada com a história de Dragon Ball e quem nunca viu já ouviu falar. Afinal, foi um mangá revolucionário que mudou a trajetória da indústria e inspirou grandes obras depois dele, como One Piece, Naruto e muitos outros animes.
Dragon Ball saiu da mente brilhante de Akira Toriyama. Claro, que ele contou com a ajuda de uma equipe e do editor Kazuhiko Torishima. Ele muito ajudou no trabalho desenvolvido por Toriyama antes mesmo de Dragon Ball. Foi na série conhecida como Dr. Slump. Dr. Slump, que Toriyama deu seu primeiro passo, embora ela não tenha sido tão popular como Dragon Ball.
Mas Kazuhiko Torishima tem opiniões sobre séries muito controversas, inclusive sobre Dragon Ball.
Dragon Ball é lendário, mas seu editor original não poupa críticas
Kazuhiko Torishima trabalhou com Akira Toriyama por muitos anos como seu editor. O trabalho de um editor é ajudar a orientar um mangaká com seu processo criativo e garantir que um mangá esteja conforme os padrões.
No entanto, conforme uma série e seu autor se tornam consagrados, a tendência é a influência do editor diminuir. Torishima exerceu um papel marcante durante sua trajetória editorial em Dragon Ball, a tal ponto de ele afirmar que a série deveria ter chegado ao fim no arco de Freeza, o que mexeu com alguns fãs que ficaram impactados com a revelação.
“Você não pode aprender nada com Dragon Ball. Mas enquanto você está lendo, você esquece todo o resto, e isso é o suficiente! O autor estava claramente lutando, então Dragon Ball deveria ter terminado com o arco Freeza”, disse Torishima.
Leia também | Data de estreia da volta do anime de Boruto: O que esperar
Torishima fez duras críticas a outras grandes séries
Suas declarações controversas não atingiram apenas Dragon Ball. Assim como Torishima fez algumas declarações controversas sobre Dragon Ball, outra série em que ele também trabalhou foi criticada. Por exemplo, Torishima nunca acreditou no sucesso de One Piece, pois achava que a série não tinha potencial para seguir em frente.
No início de One Piece, ele disse a Eiichiro Oda que não acreditava que a série iria decolar. Isso é definitivamente surpreendente para muitos fãs, principalmente pelo grande sucesso que One Piece faz atualmente. O que prova que o editor estava completamente errado.
Demon Slayer também não escapou das críticas de Torishima. Ele recentemente disse que o mangá Demon Slayer não é bom, criticou inclusive as cenas de ação, dizendo que precisavam ser melhoradas. Porém, o mangá a cada dia que passa conquista novos fãs.
Torishima tem o direito de não gostar do mangá, mas o fato é que o anime Demon Slayer jamais teria sido sucesso se não tivesse como base a excelente história criada por Koyoharu Gotouge. O mangá já alcançou mais de 220 milhões de cópias, com apenas 23 volumes. Este é um número estupendo, e a maioria das séries de mangá dificilmente conseguirá alcançar esse feito.
“Demon Slayer só ficou tão popular porque o anime foi incrível. O mangá em si não foi tão bom assim. É como se o mangá fosse apenas grãos de café crus, e o anime os assasse e os transformasse em algo verdadeiramente especial,” disse Torishima.