Dragon Ball é uma das séries mais amadas de todos os tempos. Sendo que em Dragon Ball Z temos um arco envolvente que se divide em sub-sagas. Estamos falando do arco A Saga Majin Boo, ela mostra a chegada de Majin Boo à Terra, com a ajuda do mago Babidi, e a introdução da transformação Super Saiyajin 3. Também apresenta a técnica da fusão, essencial para enfrentar a ameaça de Majin Boo.
O arco começa com as pessoas vivendo em uma Terra surpreendentemente pacífica. Mas essa paz toda não dura muito, o que parecia um verdadeiro paraíso vira um inferno com o grande terror rosa Majin Boo que desperta e imediatamente representa uma ameaça maior do que os Z-Fighters já enfrentaram antes.
Tem fãs que não gostam deste arco, outros acham que é uma obra-prima incompreendida. Para muitos, a Saga Majin Boo ficou para trás do resto da série icônica de Akira Toriyama. Mas esse arco pode ter cometido um erro ao deixar outro personagem assumir os holofotes da história.
Leia também | Black Clover compartilha nova atualização antes do retorno da primavera
Gohan foi originalmente destinado a assumir o papel de protagonista
Os editores de Dragon Ball, em uma entrevista, confirmaram o boato de longa data de que Akira Toriyama planejava que sua série terminasse com a Saga Cell. Mas, o sucesso da série e a pressão da Shueisha, Dragon Ball continuou sob o comando de um criador que não tinha certeza para onde queria levar sua história. A prova disso está no arco anterior e como ele terminou, levando Goku ao sacrifício e Gohan marcando uma grande vitória, e foi assim que o Saiyajin híbrido se sentou no trono.
A Saga começa mostrando Gohan na escola onde ele lutou contra pequenos criminosos como o Grande Saiyaman. A história começa dando a entender que o seu autor ainda não sabia que caminho seguir com sua trama. Mas tudo muda, ao ser reintroduzido o torneio Mundial de Artes Marciais. Foi quando a história ganhou um brilho, tendo momentos de grande emoção.
O grande momento da trama é marcado pelo retorno de Goku do Outro Mundo, que depois de algum tempo volta à Terra para participar do torneio. O problema é que o torneio não saiu exatamente como planejado. Alguma interferência de um mago, com algumas decisões terríveis dos maiores heróis do planeta, levaram ao despertar de Majin Boo.
Infelizmente, a chegada de Boo também levou Gohan a ser destituído de seu papel de protagonista, quando Goku voltou para cuidar da grande ameaça.
Mas Akira Toriyama, durante uma entrevista, após a conclusão de Dragon Ball, falou sobre a decisão de colocar Gohan em segundo plano. “Eu pretendia colocar Gohan no papel principal. Não deu certo. Eu senti que, comparado a Goku, ele não era adequado para o papel.”
Aconteceram muitas oportunidades para a série explorar histórias lideradas por outro de seus membros do elenco, mas, em vez disso, caiu sobre os ombros de seu habitual Saiyajin fazer a trama seguir em frente.
A Saga Boo, com todas as suas partes móveis, aparentemente fez questão de incorporar o máximo possível de seus personagens. A trama deu a oportunidade de Gohan experimentar o papel de protagonista, mas isso mostrou que não era uma boa ideia, que não fazia sentido.
Nesse meio tempo, quem brilhou na história foi Vegeta, que desempenhou um papel central tanto no tempo que passou sob o controle de Babidi, quanto mais tarde no clímax do arco. Kuririn estava presente na maioria dos eventos no início do arco, e até Tenshinhan ganhou um certo destaque.
Mas, no final de tudo, quem mais uma vez salvou a todos foi Goku. Fazendo o autor perceber quem realmente deve ser o protagonista de Dragon Ball Z. A Saga Boo apresentou uma chance tão boa quanto qualquer outra para a série se ramificar em território inexplorado e, em vez disso, voltou ao seu protagonista de sempre!
Em Dragon Ball Super, que dá continuidade à história, elevou ao destaque da trama Goku e Vegeta e levou o restante do elenco a um papel irrelevante. A torcida é que no futuro isso possa mudar.
Uma nova era
Toyotarou, em uma recente entrevista, falou sobre o último volume #24 de Dragon Ball Super. Ele explicou a sua decisão de incluir Goku, Vegeta, Gohan, Piccolo e Broly na capa. “Eu queria mostrar que o poder desses cinco personagens é o mesmo, então fiz essa colagem”. Isso significa que uma nova era está se aproximando para a série.