Freeza é considerado o antagonista mais icônico da série Dragon Ball. Ele fez sua estreia no capítulo 247 intitulado Namekusei, Frio e Nublado (An’un Uzumaku Namekkusei), publicado pela primeira vez na revista Weekly Shōnen Jump em 6 de novembro de 1989, como um temido tirano alienígena conhecido como “o ser mais poderoso do universo”.
Ele passa a ter uma grande influência na trama, atuando como o verdadeiro catalisador de eventos cruciais, desde a chegada de Goku à Terra, à invasão dos Saiyajins, até a jornada dos protagonistas ao planeta Namekusei.
Freeza mostrou ser um verdadeiro vilão, ele foi responsável pelo assassinato de Bardock, o extermínio da raça Saiyajin e a segunda morte de Kuririn, consolidando-se como o inimigo mais pessoal e impactante na trajetória de Goku.
Mas muitos fãs se perguntam qual seria a verdadeira forma mais poderosa de Freeza. Após trinta e seis anos, Dragon Ball fez uma revelação que pode até surpreender muitos fãs da franquia. Sendo assim, a forma mais poderosa não é Black Freeza, mas algo totalmente novo. Mas essa revelação não foi feita nem no anime e tão pouco no mangá.
Foi no game Dragon Ball Xenoverse 2, que foi mostrado qual a forma mais poderosa do vilão. Golden Frieza (Ultra Supervilão) estará disponível para jogar em Dragon Ball Xenoverse 2 como parte do novo DLC chamado FUTURE SAGA Capítulo 3. Segundo a Bandai Namco US, a forma mais poderosa de Freeza é o Dourado (Ultra Supervilão).
Leia também | Terror Man novo anime de manhwa estreia em janeiro de 2026
Sobre o personagem
Freeza é um dos vilões mais significativos no mangá Dragon Ball e nos animes Dragon Ball Z e Dragon Ball Super. Ele também faz aparições em vários filmes de Dragon Ball, e também em alguns episódios de Dragon Ball GT.
Ele é um Imperador Galáctico que dirige o Exército Galáctico de Freeza, temido por sua crueldade e poder. É descendente de Chilled, filho do Rei Cold, irmão mais novo de Coola, e pai de Kuriza. Seu nome é um trocadilho da palavra “freezer”.
Segundo Akira Toriyama, o visual de Freeza surgiu como uma fusão das imagens que ele tinha de monstros durante sua infância. Segundo informações da enciclopédia Daizenshuu, a inspiração para o personagem veio do segundo editor de Toriyama, Yuu Kondo. Sua criação foi influenciada pelo contexto da bolha econômica japonesa, que ocorria enquanto Toriyama desenvolvia a saga dos Saiyajins.
Neste cenário, Freeza foi especificamente baseado em especuladores imobiliários, que Toriyama diz serem “o pior tipo de pessoa”.


