Os fãs não conseguem esquecer, em um dos momentos empolgantes de Dragon Ball Super, a história foi paralisada, entrando em um hiato interminável. Com o encerramento do arco Granolah, Freeza fez seu tão esperado retorno à série, era sua primeira aparição desde o Torneio do Poder.
Neste momento, é revelado que o vilão não passou todo esse tempo sentado de braços cruzados, já que um dos mundos que ele conquistou tinha uma Câmara do Tempo Hiperbólica. Isso permitiu que ele recebesse 10 anos de treinamento.
Graças ao seu intenso treinamento, Freeza conseguiu alcançar a impressionante forma conhecida como Black Freeza. Um poder tão avassalador que permitiu que o vilão derrotasse Goku e Vegeta com um único golpe, mesmo os dois lutadores estando em suas versões mais poderosas.
Black Freeza abre caminho para a chegada de Cooler ao cânone oficial
O Cooler tem feito parte dos grandes momentos da franquia Dragon Ball há anos, ele sempre foi um vilão não canônico. Originalmente apresentado como o invejoso irmão mais velho de Freeza, que se ressentia dele por ganhar o favor de seu pai, Cooler deixou a cápsula espacial de Goku escapar durante a destruição do Planeta Vegeta como um gesto de má vontade para com seu irmão, sem saber que seria a mesma cápsula espacial que acabaria por trazer sua queda.
Quando Cooler soube que seu irmão havia sido derrotado por um Saiyajin, resolveu partir rumo à Terra, decidido a enfrentar Goku em um embate implacável. Mas quando o herói desperta sua forma de Super Saiyajin, a batalha toma outro rumo e Cooler é derrotado sem nenhuma resistência.
No entanto, esse não foi o fim do vilão, já que os fragmentos restantes de seu corpo acabaram se fundindo com a Big Gete Star, fazendo surgir o temível Meta-Cooler, que vimos no filme “O Retorno de Cooler”. Ele agora é um ciborgue que tem capacidades bem aprimoradas. O vilão agora tem um novo plano, ele deseja destruir o planeta Namek. Ainda assim, os esforços combinados de Goku e Vegeta foram decisivos para encerrar de vez a ameaça do Meta-Cooler.
Cooler também esteve presente em Dragon Ball Super Heroes. Mas ele sempre foi deixado de fora do cânone, apesar de ser um dos vilões mais queridos dos fãs de Dragon Ball. Muitos fãs fizeram uma comparação, dizendo que ele é uma mistura perfeita de Freeza e Perfect Cell.
Mas a história pode ter um rumo diferente quando Dragon Ball Super retornar com o arco Black Freeza. Para muitos fãs, esse seria o momento ideal para trazer Cooler para o cânone, especialmente porque se concentraria em Freeza como o vilão supremo.
Embora Freeza seja muito mais forte do que até mesmo as formas mais poderosas dos heróis, é altamente improvável que ele consiga derrotar todos de uma vez, já que as Técnicas Divinas, combinadas com o poder sem precedentes de Gohan e Broly e a brilhante mente tática de Piccolo, podem ser demais para Freeza. Por isso, o consenso geral é que Freeza ainda precisará de algum tipo de equipe para ajudá-lo nessa tarefa.
Leia também | 1º de agosto será um dia emocionante para os fãs de Digimon
Como o Cooler pode ser introduzido no cânone da franquia
Agora que já sabemos o motivo, precisamos descobrir como isso seria feito. Dragon Ball não é a primeira série a realizar uma introdução inesperada de personagens ou mudanças de enredo repentinas.
Por isso, existe uma grande chance de que a série novamente utilize o mesmo recurso aplicado anteriormente a Cooler — apresentando-o como o irmão mais velho de Freeza, que estava ocupado em regiões distantes do universo enquanto os eventos principais se desenrolavam.
Embora essa abordagem possa parecer uma decisão preguiçosa dos criadores da série, poderia ser uma solução alternativa que funcionaria dentro da lógica já estabelecida pela franquia.
Mas os criadores de Dragon Ball poderiam dar uma solução mais inteligente, transformar Cooler em Demônio do Gelo originário de outro universo. Se puxarmos pela memória, personagens como Frost e os Saiyajins do Universo 6 já demonstraram que determinadas raças existem em múltiplos universos.
Seria então interessante ver Cooler como a contraparte de Freeza em uma dimensão paralela. Neste caso, Freeza poderia recrutá-lo para sua equipe a fim de dominar o multiverso.