Uma rara arte de Dragon Ball, provavelmente inédita para os fãs de Dragon Ball Z, ganhou destaque no site da série. Na mais recente edição do Toriyama Archives, uma coluna dedicada a resgatar artes antigas de Akira Toriyama, é possível ver um Goku sorridente prestes a enfrentar Freeza no início da batalha final em Namek.
Trata-se de uma arte que foi originalmente publicada na edição dupla n.º 3/4 da Weekly Shonen Jump de 1991, que foi criada especialmente para celebrar o Natal e o marco de 6 milhões de cópias distribuídas da revista.
A capa apresenta vários personagens icônicos da Weekly Shonen Jump, entre eles, Joseph Joestar de JoJo’s Bizarre Adventure e Jotaro Kujo de Stardust Crusaders, até Kenshiro de Fist of the North Star e Hanamichi Sakuragi, protagonista do subestimado Slam Dunk. Embora haja um elenco lendário, quem mais se destaca na arte é Goku, que está logo acima de Kuririn, Bulma e Gohan, evidenciando a enorme popularidade de Dragon Ball em sua fase mais icônica.
Fãs de Dragon Ball Z têm um vislumbre de Goku em uma rara arte de Toriyama de 36 anos atrás

O Toriyama Archives, edição de 6 de janeiro de 2026, vem com uma legenda que diz: “A capa da edição que comemora mais de 6,02 milhões de edições da Weekly Shonen Jump apresentava uma série de personagens populares, com Goku em destaque, como se estivesse liderando o ataque. Na história principal, uma batalha feroz se desenrolava no Planeta Namek, então os leitores devem ter ficado animados ao ver Goku posando com tanta confiança.”
É bom lembrar que Goku permaneceu afastado por três meses. Após a luta com Ginyu, Goku estava tão ferido que foi forçado a ficar de fora das três primeiras fases da batalha contra Freeza para se recuperar.
A edição n.º 3/4 da Weekly Shonen Jump de 1991 simbolizou o retorno de Goku após o início de setembro, dando aos fãs de Dragon Ball um Natal inesquecível. O guerreiro mais forte de Dragon Ball Z retorna triunfante, pronto para enfrentar a última transformação de Freeza.
Curiosamente, a expressão alegre de Goku na capa da edição n.º 3/4 da Weekly Shonen Jump de 1991 pode ter sido o último genuíno de alegria de Goku na Saga de Freeza, isso porque a batalha final do arco o levou ao limite em um confronto de vida ou morte.
Leia também | Nova temporada de Fairy Tail pode estar a caminho em 2026
Goku em destaque na edição dupla da Weekly Shonen Jump que marca o início da batalha final contra Freeza

O que torna a edição n.º 3/4 da Weekly Shonen Jump de 1991 única é o fato de a revista apresentar dois capítulos de Dragon Ball, em vez de apenas um. Os capítulos 305 e 306 de Dragon Ball mostram o final da luta de Vegeta contra Freeza, em que o príncipe dos Saiyajins é rapidamente dominado e fica à beira da morte.
O capítulo 305 termina com Vegeta acreditando ter alcançado a forma de Super Saiyajin, mas Freeza rapidamente o desmente e o coloca em seu devido lugar. Goku só volta a aparecer na trama no final do capítulo 306, concluindo sua recuperação e sentindo Vegeta sucumbir, antes de partir para a batalha contra Freeza.
Após 36 anos, o que mais chama atenção é ver capítulos tão dramáticos de Dragon Ball acompanhados por uma capa que mostra Goku radiante como nos tempos de infância. Sendo esse um contraste com os seis meses seguintes de batalhas, que culminariam na morte de Kuririn e na destruição de Namek, da qual Gohan, Bulma e Piccolo escaparam por pouco. Mas provavelmente Akira Toriyama já tinha em mente o tempo de duração da Saga de Freeza e o peso da transformação em Super Saiyajin, sendo esse o único motivo para o tom alegre dado ao Goku natalino da Shonen Jump.


