No Brasil e no mundo, uma das plataformas de streaming mais populares para se assistir anime é a Crunchyroll. Segundo dados da empresa, são mais de 15 milhões de assinantes pagantes e 120 milhões de usuários registrados no mundo todo.
Diante de uma quantidade absurda de usuários e de pessoas assistindo animes a todo momento, a Crunchyroll fez um levantamento bem legal e descobriu qual é o horário em que os fãs mais assistem anime.
Existem pessoas que assistem animes de manhã, enquanto outros assistem à tarde e outros deixam para ver de noite ou de madrugada. No entanto, existe um horário específico em que sempre há mais pessoas assistindo animes.
Horário que as pessoas mais assistem anime
Segundo a diretora de marketing da Crunchyroll, Roberta Fraissat, em entrevista ao Valor, o horário específico em que mais pessoas assistem animes é às 21h de domingo. Esse é o horário com maior audiência para o público global da plataforma.
A informação foi trazida através de um relatório recente que analisa hábitos dos espectadores, com foco especial para o Brasil, que é nada mais nada menos que o segundo maior mercado da Crunchyroll no mundo, ficando atrás apenas da Índia.
O crescimento da Crunchyroll vem especialmente apoiado pela Sony, destacando a transição do anime de entretenimento de nicho para a popularidade no mainstream. Até o início do século XXI era preciso ver animes pela TV aberta, mas com plataformas de streaming, os animes estão ganhando uma maior popularidade.
Porque às 21 horas de domingo?
Talvez você esteja se perguntando, porque o horário em que as pessoas mais assistem anime é às 21h de domingo. O relatório apresenta vários motivos para justificar e encontrar uma resposta para isso.
Segundo os dados da Crunchyroll, 85% dos espectadores são millennials e da Geração Z, grupos conhecidos pela faixa por narrativas criativas e maratonas. Esses espectadores preferem streaming em vez de programação de TV tradicional, e a noite de domingo é ideal para relaxar antes do início da semana.
Logo, os fãs de anime aproveitam para relaxar da melhor forma possível antes de iniciar mais uma semana agitada: assistindo animes. Além disso, a conveniência do streaming mudou os hábitos de visualização, em especial no Brasil.
Antes, os fãs de anime do Brasil dependiam exclusivamente da TV aberta ou canais pagos. Agora, serviços como Crunchyroll, Netflix, Max, Prime Vídeo, entre outras plataformas, oferecem um acesso muito mais fácil para se assistir animes.