Dragon Ball GT foi lançado em 1996, um ano após o fim do mangá de Dragon Ball. Com o sucesso do anime original de Akira Toriyama, a Toei Animation decidiu criar uma nova história original com design de personagens feito por Toriyama.
GT nunca foi considerado parte do cânone oficial de Dragon Ball. Mas sempre houve um debate entre os fãs, com alguns pensando ao contrário. Isso porque a história de Dragon Ball GT se passa cinco anos após o final do mangá e utiliza os mesmos personagens.
A linha do tempo mostra que Dragon Ball GT se passa entre os anos 789 e 889 do calendário de Dragon Ball, o que foi também confirmado em outros materiais oficiais anteriores, como o livro Chouzenshuu 4. O que confirma a inclusão de GT no cânone da franquia.
Leia também | 7 personagens de anime com poderes como da Eleven de Stranger Things
Dragon Ball GT é oficialmente tão Canon quanto Dragon Ball Super
Após a morte de Akira Toriyama no ano passado, os assuntos referentes a Dragon Ball agora estão sob o comando de Toyotarou, o autor do mangá Dragon Ball Super.
O debate entre os fãs aumentou após um recentemente comentário de Toyotarou, onde dizia o que considerava canônico em Dargon Ball. Durante um painel de Dragon Ball Super na Japan Expo Paris, ele afirmou que tem um grande carinho pela franquia e que, para ele, tudo é cânone.
Sendo assim, para ele, Dragon Ball GT é canônico, junto com cada filme e especial, Dragon Ball DAIMA, cada enredo de videogame e todas as adaptações de anime. Os fãs que não concordam com essa ideia, alegam que Toyotarou estava apenas falando sobre sua própria visão do cânone e, portanto, isso não muda nada.
Ele pode não ter criado Dragon Ball, mas a partir de agora será Toyotarou que guiará o futuro da série. Dragon Ball GT sempre dividiu os fãs. Alguns deles não consideram a série canônica porque ela não foi baseada no mangá de Toriyama.
No entanto, Akira Toriyama em entrevistas já afirmou que vê GT como uma “grande história paralela” de Dragon Ball, o que deixa margem para diferentes interpretações. Ele ajudou a desenvolver o título, o design de personagens e algumas máquinas, mas não teve envolvimento significativo na história, o que aumenta o debate sobre a canonicidade de GT.