Os fãs de Black Clover só querem saber quando o anime vai voltar. Especialmente porque a quarta temporada estreou em dezembro de 2020 e terminou em março de 2021 com um total de 16 episódios, e quatro anos após o último episódio, não temos qualquer notícia quanto ao retorno do anime.
Frequentemente novos rumores acabam surgindo com relação ao retorno do anime, o mais recente apontava para o AnimeJapan 2025 que rolou em Tokyo no Japão, no final de março, onde havia a expectativa de que o Estúdio Pierrot pudesse finalmente confirmar que o anime voltaria.
Mas, a verdade é que, rumor após rumor, os fãs ficam cada vez mais na expectativa para o anime retornar, e toda vez acabam se decepcionando com a falta de posicionamento dos produtores com relação ao retorno da obra.
Mas, a verdade é que a demora no retorno do anime de Black Clover pode estar relacionada ao mangá, mais precisamente sobre o seu ritmo e sua conclusão que pode estar chegando muito em breve.
Anime de Black Clover deve voltar após o final do mangá

Uma teoria bem plausível do porquê o anime de Black Clover ainda não voltou pode estar ligado à conclusão do mangá, especialmente pelo ritmo atual das publicações e mudanças relacionadas à indústria de anime.
Atualmente, o mangá de Black Clover está no seu arco final, contando com lançamentos trimestrais na revista Jump GIGA. Esse ritmo mais lento tem como objetivo principal preservar a qualidade da obra, mas, em compensação, também significa menos material novo disponível para ser adaptado.
Caso o anime retornasse por agora, correria o risco de alcançar rapidamente o mangá, o que poderia fazer com que o estúdio Pierrot tivesse que produzir episódios fillers, ou mesmo uma nova pausa.
A título de curiosidade, a quarta temporada de Black Clover adaptou até o capítulo 270 do mangá e quatro anos depois foram lançados cerca de 90 capítulos adicionais. Assim, considerando o ritmo de publicação, iniciar uma nova temporada agora pode resultar em uma adaptação que rapidamente alcançaria o mangá.
Dessa forma, como o mangá já está no seu arco final, aguardar por sua conclusão antes de retornar com o anime parece ser a escolha que o estúdio Pierrot adotou, especialmente para evitar riscos de acabar alcançando o material original.
Além disso, o estúdio Pierrot mudou sua forma de trabalho nos últimos anos, passando por uma reestruturação e recentemente criando a Pierrot Films, uma subdivisão que tem como objetivo produzir animes com maior controle artístico, cronograma mais espaçado, com mais qualidade e menos episódios.
Dessa forma, uma estratégia que o estúdio Pierrot pode adotar para o retorno de Black Clover é fazer o mesmo que tem feito com Bleach: Thousand-Year Blood War, onde, com o material completo em mãos, lança pequenas temporadas sazonais com altíssimo padrão de qualidade, dentro do seu novo modelo de trabalho.
Existe algo oficial com relação ao retorno de Black Clover?

Atualmente, não existe absolutamente nada oficial relacionado ao anime de Black Clover. A boa notícia é que não existe qualquer informação com relação ao cancelamento da obra, ou seja, ela ainda pode, sim, ser produzida.
Vale lembrar que em 2023 a franquia ganhou um filme bem legal chamado Black Clover: Sword of the Wizard King, que foi super bem recebido tanto pelo público geral quanto pela crítica.
Na época, o diretor do anime Tatsuya Yoshihara chegou a comentar que o retorno do anime dependerá muito do apoio contínuo dos fãs, assim como expressou o desejo pessoal de melhorar a qualidade do anime no futuro.
Embora não exista absolutamente nada oficial com relação ao anime, o que deixa o fandom realmente irritado com o descaso, também não há notícias que apontam para o cancelamento da obra, o que é um sinal muito positivo de que Black Clover ainda pode retornar em algum momento.