Declarações feitas pela roteirista Erika Yoshida aumentaram as discussões sobre Bocchi the Rock! Elas ganharam força após Yoshida ter dito que classificou algumas cenas de fanservice como um “ruído” dentro do anime.
Para quem não sabe o que é fanservice: são termos, de definição de certo modo vaga, utilizados nas mídias visuais, referindo-se a elementos supérfluos à história principal, mas incluídos para divertir, entreter ou atrair a audiência. Muitas vezes, incluem situações de forte conotação sexual ou erótica.
Ou seja, são situações que acontecem na trama cujo objetivo é agradar diretamente aos fãs, muitas vezes sem trazer nenhuma contribuição para a história.
A fala da roteirista gerou debates acalorados nas redes sociais, onde as pessoas questionavam até que ponto esse recurso realmente contribui para a narrativa.
Mitsuo Fukuda, diretor de Gundam SEED, resolveu também dar a sua opinião. Ele particularmente não gosta do termo “ruído”. Para o diretor, cada cena tem importância. “Quando faço cortes ou resumos, é sempre a contragosto, porque sinto que tudo é necessário e gostaria que todas as partes fossem vistas.”
Também quem entrou no debate foi Rifujin na Magonote, o autor de Mushoku Tensei, que criticou o uso do termo. Para ele, “ruído” ou “exploração” acabam sendo usadas nas redes para atacar obras, mesmo sem uma conotação negativa original. Mas quando quem está ligado oficialmente a uma obra e utiliza esses termos, faz a polêmica crescer inevitavelmente.
A fala de Erika Yoshida reacendeu uma discussão antiga: o fanservice pode enriquecer a experiência ou se torna apenas um obstáculo para a trama?
Leia também | 12 animes para quem ficou carente após a 2ª temporada de DanDaDan
Sobre Bocchi the Rock!
Bocchi the Rock! é baseado em um yonkoma (mangá em “tirinhas”) criado por Aki Hamaji, conta a história de Hitori Goto, uma jovem tímida e retraída que é convencida a formar uma banda com outras três garotas de personalidades muito distintas: Nijika Ijichi, Ryou Yamada e Ikuyo Kita. Na primeira temporada, vemos o grupo criar harmonia e (muito) sucesso. Mas o talento musical das personagens extrapolou as telinhas e conquistou fãs na vida real.
A segunda temporada do anime tem previsão de estreia para o final deste ano ou início de 2026. A primeira temporada está disponível na Crunchyroll.