Muitos fãs de Dragon Ball acreditam que Gohan poderia ter sido uma alternativa muito melhor para um protagonista em comparação com Goku se Akira Toriyama lhe tivesse dado uma chance para ele.
Gohan tinha um potencial incrível que não foi explorado em Dragon Ball. Ele, sim, deveria ter sido o novo protagonista de Dragon Ball Z. Se você tiver boa memória e lembrar da saga Cell Games, vai concordar que Toriyama tinha o jovem Gohan no epicentro do arco, treinando, lutando e até usando a forma Super Saiyajin 2.
Você também deve lembrar que na série, Gohan estava sendo apontado como o sucessor do pai, e quando Goku disse que não queria ser revivido, isso ficou praticamente definido. No entanto, não aconteceu, não sabemos por que Toriyama não seguiu em frente com a ideia. O protagonista continuou sendo Goku, e o personagem de Gohan tomou um rumo inexplicável.
Você já pensou que tudo poderia ter sido diferente se Gohan tivesse sido o protagonista em vez de Goku em Dragon Ball? A principal crítica sobre Goku ser um personagem raso e com uma personalidade genérica poderia ter sido melhor explorada e resolvida.
Leia também | One Piece revela data e título dos próximos 4 episódios do anime
Gohan foi o legítimo sucessor de Dragon Ball
Os fãs até hoje não se conformam, para eles Goku deveria ter se afastado para deixar seu filho, Gohan, assumir o papel de protagonista da série. Mas não sabemos por que Akira Toriyama não seguiu em frente com essa mudança na trama.
Até mesmo o sacrifício de Goku e o Kamehameha Pai-Filho demonstram que ele também desempenhou o papel de preparar um clímax emocional. Abrindo caminho para Gohan assumir o protagonismo da série. Os fãs não odeiam Goku, mas é cansativo acompanhar um personagem que mal pensa e só luta, repetidamente.
Gohan é corajoso e inteligente desde criança. Ele também era meio-humano, o que aumentava a profundidade do seu personagem. Seja quando Raditz o pegou, ou quando foi treinado por Piccolo, ou mesmo quando lutou contra Freeza ao lado de Kuririn e os outros, Gohan tinha todas as características de um jovem herói.
Se, em Dragon Ball, Gohan tivesse assumido o papel principal da história e Goku deixasse a trama, a narrativa poderia ter ganho contornos bem mais estratégicos. Teríamos pela frente batalhas bem elaboradas, enredo mais denso e um equilíbrio perfeito entre treinamento e ação.
Porém, sem o protagonismo de Gohan, havia outra alternativa para o criador da série. Ninguém menos que o Príncipe de Todos os Saiyajins, Vegeta. Apesar de ter sido amplamente marginalizado na trama, a popularidade de Vegeta é comparável à de Goku.
Tudo bem, Vegeta não era nenhum santinho, fez muitas coisas ruins, mas sua transformação gradual de destruidor em protetor é um dos detalhes mais importantes que os fãs mais adoram em Dragon Ball.
Quando Goku morreu durante a Saga Cell, Vegeta poderia ter assumido a responsabilidade de ser o protagonista e se destacado.