O Túmulo dos Vagalumes não é uma série, mas sim um filme animado, considerado por muitos fãs como o anime mais triste de todos os tempos. A obra conta a história de dois irmãos que precisam sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial.
A triste animação está disponível na Netflix e já é conhecida pelos fãs de anime. Esta obra tem pouco mais de uma hora de duração, que já é o suficiente para emocionar todo o público, demonstrando como a guerra pode ser triste.
O anime foi lançado no ano de 1988, sendo baseado em “Hotaru no Haka”, uma obra do romancista Akiyuki Nosaka.
O Túmulo dos Vagalumes
O anime conta a história de dois irmãos, Setsuko, um adolescente de 14 anos e Seita, uma menina de apenas 4 anos. Os dois irmãos moram no Japão durante a Segunda Guerra Mundial e precisam sobreviver.
A mãe dos irmãos foi morta em um bombardeio americano, já o pai foi convocado para lutar na Guerra, portanto, os meninos vão morar na casa de uma tia, mas eles decidem fugir do local após as queixas dos seus parentes.
Os irmãos saem da cidade e acabam em um abrigo antiaéreo isolado na floresta, onde precisam lutar contra a fome e as doenças, mas apesar de tudo eles se animam com as luzes dos vaga-lumes.
Leia também | As 8 mortes mais marcantes dos animes
O anime mais triste?
A animação é considerada por muitos como a obra mais triste, por escancarar os horrores que a guerra pode trazer para o mundo, fazendo o público sentir a angústia da solidão, fome, doença e todos os horrores que a guerra pode trazer para o mundo.
Os dois meninos precisam sobreviver sozinhos, com o pai na guerra e a mãe falecida, tudo isso colabora para o público reconhecer a obra como uma produção triste, o anime sabe como transmitir todo sentimento para o público.
“Túmulo dos Vagalumes” foi incluído na lista dos 50 melhores filmes sobre Guerra de todos os Tempos, segundo ranking do portal Collider, um respeitado site norte-americano especializado em filmes e séries.
Leia também | Como assistir Dragon Ball Daima – cronograma de episódios e horário
Detalhes sobre a produção
Confira abaixo mais detalhes sobre anime:
- Direção: Isao Takahata.
- Produção: Toru Hara.
- Roteiro: Isao Takahata.
- Baseado em: Hotaru no Haka, de Akiyuki Nosaka.
- Duração: 1h e 28 m.
- Onde assistir? Netflix.
Akiyuki Nosaka escreveu Hotaru no Haka durante o período de recuperação do Japão, por vivenciar a perda de familiares e amigos durante a guerra.