Gohan é um dos personagens principais do universo de Dragon Ball, e em determinado momento seria ele quem daria lugar ao protagonismo de Goku. No entanto, parece que a história não seguia mais por esse caminho.
Ex-editores de Akira Toriyama revelaram os motivos pelos quais o lendário criador da franquia abandonou a exploração da vida de Gohan quando o mesmo era adolescente em Dragon Ball Z.
Fuyuto Takeda, Kazuhiko Torishima e Yu Kondo — três editores muito importantes que trabalharam ao lado de Akira Toriyama em Dragon Ball para a Shonen Jump — participaram do podcast japonês KosoKoso, apresentado por Torishima e pelo criador de Dragon Quest, Yuji Horii.
Durante a conversa que foi traduzida para inglês pelo usuário Venixys no X (antigo Twitter), os três lendários editores compartilharam um pouco de suas experiências com a série de Dragon Ball e seu famoso autor.
Editores explicam porque Toriyama parou de fazer Gohan
Segundo os editores de Dragon Ball, o motivo que levou Akira Toriyama a parar de escrever as histórias sobre a vida de Gohan como colegial não aconteceu porque os leitores estavam entediados com a premissa, mas sim porque ele próprio estava entediado com ela.
Os editores explicaram que Toriyama queria experimentar algumas histórias mais leves e mais diretas após o tom sombrio e complexo deixado pela “Saga Cell”, que é justamente onde Toriyama inicialmente queria terminar Dragon Ball antes de ser encorajado pela equipe editorial a continuar a série.
Gohan tentando se adaptar à vida de adolescente enquanto utiliza suas habilidades para ajudar os outros, como o Grande Saiyaman lembram o tom cômico de Dragon Ball original, assim como o estilo das obras anteriores de Toriyama, como Dr. Slump.
No entanto, essa nova premissa de ensino médio de Gohan não era algo interessante o suficiente para que Toriyama continuasse escrevendo. Além disso, o cenário de ensino médio dava mais trabalho para Toriyama, como desenhar várias cenas lotadas de personagens ao fundo toda semana.
Fãs acreditavam que Gohan perdeu protagonismo pela baixa popularidade
No passado, os fãs de Dragon Ball acreditavam que o motivo de Toriyama ter abandonado a ideia de Gohan como protagonista da série foi pela baixa popularidade do personagem na saga do Grande Saiyaman, e sofreu ainda mais quando ele voltou ao seu eu mais fraco e inseguro durante a maior parte da “Saga Buu”.
No entanto, Toriyama também admitiu que Goku voltou a ser o protagonista, porque Gohan que foi admitidamente empurrado para se tornar um lutador desde o primeiro enredo de Dragon Ball Z, não se encaixava no papel necessário da série.
A maneira como Gohan é retratado na série ainda gera muito debate entre os fãs. Dragon Ball Super: Super Hero tentou responder às críticas sobre a perda de relevância de Gohan na série, enquanto Dragon Ball Daima simplesmente optou por deixá-lo de fora sem qualquer esforço.