Se tratando de One Piece, se existe um debate que é longo e que dificilmente tem um ganhador é com relação a “quem é mais forte” no bando dos Chapéus de Palha: Zoro ou Sanji.
Indiscutivelmente, teremos fãs que defenderão Zoro até o final e terão inúmeros argumentos para isso. Mas, se analisarmos alguns dos elementos da história de Eiichiro Oda, sutilmente a obra incita que, canonicamente, Sanji é o verdadeiro vencedor desse duelo.
Em uma batalha direta em que um lutasse contra o outro, Sanji teria uma certa vantagem contra Zoro e conseguiria vencê-lo, e isso não está diretamente ligado a força bruta, já que, ao pensarmos em força bruta isoladamente, Zoro tem mais vantagem.
Em uma luta direta Sanji supera Zoro

A primeira coisa que podemos falar sobre Sanji é a sua velocidade simplesmente absurda. No decorrer da história, ele foi tratado como o Chapéu de Palha mais rápido, título ao qual realmente merece.
Esse título fica ainda mais evidente nas batalhas de alta exigência, onde a regra é: se você não consegue acertá-lo, não consegue vencê-lo, e Sanji é um personagem que personifica muito bem essa questão.
Em segundo lugar, em termos de força bruta, Zoro consegue ter vantagem. Mas, aí entra a pergunta: qual vantagem? Mesmo que ele consiga acertar um golpe poderoso em Sanji, o exoesqueleto dele possui habilidades de regeneração absurdas.
Um exemplo disso foi a luta contra Queen, onde Sanji recebeu um ataque que literalmente quebrou todos os seus ossos e rompeu seus órgãos, e o que aconteceu? Ele se curou basicamente instantaneamente desse ataque.
Por outro lado, quando pensamos no Zoro, o que acontece é uma perda muito grande, já que ele perde expectativa de vida (ao invés de se curar), após cada ataque poderoso, graças a Enma.
Outro ponto que temos que falar é da limitação autoimposta de Sanji ao atingir seu potencial. O cara literalmente luta usando apenas suas pernas, enquanto suas mãos estão nos bolsos, prejudicando totalmente suas habilidades (propositalmente), ainda que isso contribua para seu estilo de luta.
Além de tudo o que foi citado até aqui, Sanji desbloqueou o Ifrit Jambe, onde ele se tornou simplesmente uma fera totalmente diferente de si mesmo. Antes ele tinha o Diable Jambe, mas a versão Ifrit foi atingida ao superar o calor extremo.
Para seguirmos um pouco mais fundo na história, entre os capítulos 1027 e 1035 do mangá, ainda no arco de Wano, a luta de Zoro contra King confirmou que Zoro tem muita dificuldade contra inimigos rápidos.
E Sanji, por sua vez, é conhecido por sua velocidade absurda, se tornando o pior adversário que Zoro poderia enfrentar. Obviamente, Oda coloca os personagens em um grau semelhante como “Asas do Rei dos Piratas”, mas em uma batalha no 1 contra 1, Sanji tem vantagens reais contra Zoro.


