Todos nós sabemos que Gol D. Roger ocupa o primeiro lugar, quando o assunto é força, pelo menos na era moderna da pirataria. Em One Piece, Roger começou sua vida como pirata há muito tempo, algo em torno de 50 anos. Ele era conhecido como um dos novatos.

Durante o flashback de Elbaf, foi possível ver de perto os primeiros passos da carreira de Gol D. Roger como pirata. Ele trilhou um caminho grandioso e consolidou-se como um dos mais poderosos do mundo de One Piece. Mas, após os eventos do God Valley, já na década seguinte, Roger consolidou seu domínio sobre os mares e se tornou um dos piratas mais poderosos que já existiram.
Até mesmo o lendário Barba Branca, conhecido como o homem mais forte do mundo, só era comparado a Roger, mas nunca foi considerado superior a ele. Uma das façanhas mais marcantes de Barba Branca foi ter enfrentado Gol D. Roger, que já estava em uma fase debilitada.
Mas qual seria a verdadeira força de Gol D. Roger? O poder de Roger estava acima do de quase todos que já apareceram na história de One Piece. Podemos, talvez, dizer que os únicos seres mais poderosos que Roger fossem Imu, sem esquecer de Joy Boy do Século Perdido. Mas Eiichiro Oda confirmou que existe um pirata ainda mais forte que Roger.
Quando Gol D. Roger alcançou o auge do poder
No entanto, Gol D. Roger sempre teve uma grande ambição desde os primeiros passos de sua vida pirata. O início de sua jornada ainda é um verdadeiro mistério para os fãs. Porém, um flashback revelado por Rayleigh mostra o momento em que Roger surgiu inesperadamente e o convidou para embarcar em uma aventura destinada a virar o mundo de cabeça para baixo.
Conforme a história de One Piece vai avançando, a força de Roger só aumenta ainda mais. Sabemos que ele nunca comeu uma Akuma no Mi. Roger, durante toda a sua trajetória, evitou recorrer a esse poder por diferentes razões, assim como a maior parte de sua tripulação. Nenhum membro da tripulação de Roger nunca demonstrou ter poderes provenientes de uma Akuma no Mi.
Mas sabemos que Roger treinou seu Haki ao máximo. Ele tinha um controle incrível sobre o poder do Haki. Era um usuário dos três tipos, sendo seu Haki do Conquistador absolutamente monstruoso em termos de poder. O Haki do Conquistador de Roger era tão forte que nem mesmo um Almirante conseguia resistir à sua força avassaladora.
Mas Roger alcançou o ápice do poder e acabou se tornando o Rei dos Piratas. Também é inegável o domínio de Roger sobre os mares. Nenhum pirata conseguia derrotá-lo facilmente.
Para quem acompanha a história de One Piece, não conhece nenhuma tripulação pirata, além dos Piratas Kuja, que tenha derrotado Roger. Nem mesmo Rocks D. Xebec, conhecido por ser o maior inimigo de Roger, conseguiu vencê-lo.
A força de Roger é tão grande que fica evidente que, além das lendas do Século Perdido, ninguém chegou perto de superá-lo.
Leia também | Black Clover chega ao capítulo final — prepare-se para a despedida
Roger foi superado por Shanks, o ruivo

Diversos piratas tiveram o potencial de superar Roger, mas nenhum conseguiu. Entre eles estava Barba Branca, que os fãs freconhecem como alguém que rivalizava em poder com o próprio Rei dos Piratas.
Monkey D. Garp é outro indivíduo poderoso, e também é considerado do mesmo nível que Gol D. Roger. Esses dois monstros estavam no nível de Roger, mas nunca o superaram. Mas One Piece está na sua Saga Final, e Oda já confirmou que um pirata que ultrapassou o nível de Roger, e esse pirata é ninguém menos que o próprio aprendiz de Roger, Shanks, o Ruivo.
Para entendermos melhor como Shanks é considerado o mais forte que Roger, é preciso analisar os eventos atuais do arco de Elbaf. Primeiramente, Elbaf proporcionou aos fãs uma visão mais aprofundada do personagem Rocks D. Xebec. Por meio do flashback, os fãs também puderam ver os Piratas do Roger e, claro, Harald. A força de Rocks é fundamental em toda essa discussão.
Mas Oda também chegou a dizer que Harald era equivalente a Rocks em termos de poder. Os dois eram amigos e rivais, possuindo um nível de força semelhante. Seu primeiro confronto resultou na completa eliminação de qualquer sinal de vida em um raio de cinco quilômetros.

Harald era extremamente poderoso, estando no mesmo nível de Rocks D. Xebec, mesmo os fãs negando este fato. Harald era extremamente poderoso, estando no mesmo nível de Rocks D. Xebec. Ele chegou a superar Rocks após receber o Pacto do Mar Profundo de Imu, o que aumentou ainda mais sua força e lhe concedeu a imortalidade.
Isso significa que o poder de Harald era maior que o de Rocks, e também era maior que o de Roger do God Valey, 38 anos atrás. Há 14 anos, no mundo de One Piece, os fãs presenciaram uma batalha decisiva na terra de Elbaf. Lá, Harald, controlado por Imu, estava em uma onda de assassinatos e foi finalmente detido por seu próprio filho, Loki. E Loki conseguiu essa façanha com extrema facilidade.

Há seis anos, no universo de One Piece, quando Loki vagava pelos mares exercendo seu talento natural. É neste momento que ele encontrou Shanks, o Ruivo. Travou-se então uma batalha épica entre esses dois titãs, que sacudiu o mundo de One Piece e marcou a ascensão do pirata ruivo ao título de Yonkou.
Shanks conseguiu vencer Loki contra todas as expectativas, algo que parecia impossível diante do imenso poder que Loki possuía.


