Quando um anime tem uma qualidade de produção duvidosa, muitas vezes um dos principais motivos para isso está ligado ao orçamento. Quando menor o orçamento, consequentemente, pior será a qualidade de produção de uma nova série?
Essa é uma situação que leva à seguinte questão: será que a 3ª temporada de One Punch-Man está extremamente abaixo do esperado pela falta de orçamento? Será que foi a falta de dinheiro que gerou uma temporada com qualidade de animação tão duvidosa?
E a verdade é que não! Aí está a grande surpresa: o problema da terceira temporada de One Punch-Man não é dinheiro e o orçamento não é baixo, é simplesmente normal e de mesmo nível das temporadas anteriores.
Essa informação acaba sendo surpreendente e consequentemente acaba derrubando um dos principais mitos com relação à produção de um anime, de que “quanto maior for o orçamento, melhor será a animação”.
O custo da 3ª temporada de One Punch-Man

Como One Punch-Man é um anime de sucesso mundial, muito provavelmente você imagina que o orçamento para uma nova temporada do anime seria de outro mundo, digno de um filme de Hollywood.
Mas, definitivamente, esse não é o caso! A verdade é que o orçamento para produção de animes, em basicamente todos os casos, é fixo e limitado, e isso acontece de maneira proposital.
A grande maioria das produções de anime fica em torno de 1 a 2 milhões de dólares por temporada, independente de ser uma série extremamente popular ou uma nova obra totalmente desconhecida, e esses valores pouquíssimas vezes acabam variando além disso.
Conforme revelado por Masamune Sakaki, que é um criador de animações em CG, em média, o custo de produção de uma temporada de um anime com 13 episódios gira em torno de 2 milhões de dólares (algo próximo aos 250 milhões de ienes).
Agora, o fato mais chocante vem agora: a maioria dos animes não chega a recuperar o investimento para a sua produção. A verdade é que os grandes títulos como One Piece, Demon Slayer, Chainsaw Man, Jujutsu Kaisen, My Hero Academia, entre outros, sustentam toda uma indústria.
Sendo assim, podemos falar com propriedade que o orçamento para produção da terceira temporada de One Punch-Man foi exatamente o mesmo da primeira temporada, chegando próximo dos 2 milhões de dólares.
Veja como funciona em média o orçamento de um anime e para onde vai o dinheiro:
- Produção de animação: Aproximadamente US$ 960.000 (Animação principal, planos de fundo e composição).
- Dublagem e música: Aproximadamente US$ 300.000 (Taxas de VA, licenciamento de música e gravação).
- Administração, planejamento e outros: Aproximadamente US$ 300.000 (Custos de escritório, agendamento e coordenação).
- Marketing e promoção: Aproximadamente US$ 254.000 (Anúncios, sinalização digital, eventos).
- Transmissão e licenciamento: Aproximadamente US$ 200.000 (Espaços para programas de TV, direitos de distribuição).
- Total: Aproximadamente 2 milhões de dólares (Média da indústria, incluindo a 3ª temporada de One Punch-Man).
Então de quem é a culpa pela 3ª temporada de One Punch-Man?

Embora One Punch-Man tenha sucesso global, onde muitos acreditam que a série terá um orçamento faraônico, veja o que o diretor da primeira temporada do anime, Chikashi Kubota disse há alguns anos:
“Muitas vezes, One Punch-Man é visto como tendo um orçamento generoso, mas isso definitivamente não é verdade; ele está estritamente na média. É a paixão e a dedicação dos animadores envolvidos, juntamente com o trabalho árduo de cada equipe, que dão vida a One Punch-Man. Agradecemos o seu apoio contínuo ao anime One Punch-Man!”
Assim, a diferença de qualidade entre a primeira, segunda e agora terceira temporada de One Punch-Man claramente não está nos valores que foram investidos, já que os valores entre todas elas foram semelhantes.
Então, se o orçamento não é o problema, a culpa é do estúdio J.C. Staff? Embora seja uma dúvida bem pertinente, a verdade é que o estúdio também não é o verdadeiro culpado pelos problemas de animação de One Punch-Man.
O culpado está diretamente ligado ao sistema falho da indústria, especificamente com os comitês de produção. O estúdio é apenas uma entidade que tenta sobreviver cumprindo prazos e orçamentos que são rigidamente ditados por esses comitês.
Em resumo, o problema é que uma combinação de ineficiência sistêmica, controle corporativo atrelado ao esgotamento criativo foram os principais vilões para a produção da animação da terceira temporada de One Punch-Man.


