InícioSpoilers, teorias e curiosidadesDragon Ball: Todas às vezes que Gohan foi forçado a ser uma...

Postagens Relacionadas

Dragon Ball: Todas às vezes que Gohan foi forçado a ser uma arma

Pode passar mil anos e Dragon Ball continuará conquistando os corações pelo mundo afora. A série sempre exaltou a força, o treinamento intenso e as incríveis transformações. Os fãs viram seus personagens favoritos enfrentando batalhas colossais e perigos que ameaçavam o universo. Mas, em alguns momentos, a injustiça também fazia parte do enredo.

Um dos personagens mais amados pelo público é Gohan, filho tranquilo de Goku e Chi-Chi. Mas o garoto também é um prodígio, com um poder muito alto e enigmático, todos queriam vê-lo em combate.

Gohan tinha um dilema: ser um garoto normal, que gostava de estudar, curtia os animais e a paz. No entanto, as pessoas ao seu redor queriam que ele se tornasse um guerreiro. Muitas vezes ele foi tratado como arma em vez de pessoa.

Em alguns momentos, a série deixou de olhar as necessidades normais do garoto Gohan, elas foram completamente ignoradas. Quando todos estavam em perigo, Gohan se tornava a salvação, sendo ele um último recurso, uma arma secreta, um trunfo para quando as coisas ficassem desesperadoras.

Saga Raditz: O confronto sem escapatória

Saga Raditz
Imagem de reprodução

Quando Raditz apareceu, Gohan tinha quatro anos. Era uma criança desajeitada, com medo de lutar e sem noção do que era capaz.

Mas quando Goku e Piccolo foram dominados, eles trouxeram Gohan para o campo de batalha, esperando que seu poder latente pudesse fazer a diferença. Mas as coisas mudariam para ele, a partir do momento em que Goku e Piccolo foram dominados. Eles logo levaram Gohan para o campo de batalha, esperando que seu poder latente pudesse fazer a diferença.

Realmente, seu poder despertou, a fúria de Gohan explodiu, despedaçando a armadura de Raditz. Mas, quando tudo acabou, ninguém ao seu redor parou para entender a sua dor. Ninguém estendeu a mão para que ele pudesse entender o que havia acabado de despertar.

Piccolo: Mentor implacável ou pai disfarçado?

Treinamento de Piccolo
Imagem de reprodução

Quando Goku morre, Piccolo decide acolher Gohan. Esse é um dos momentos mais significativos da série. A princípio, Piccolo queria somente treiná-lo, esquecendo que ele era uma criança que precisava de cuidados. 

Ele largou o garoto sozinho na natureza por seis meses, forçando-o a aprender a comer, dormir e lutar pela sobrevivência. Foi um teste brutal, mas moldou Gohan. No entanto, algo tinha acontecido: Gohan chorava todas as noites. Ele falava consigo mesmo para manter a sanidade.

E quando Piccolo começou a treiná-lo ativamente, o fez com rigor e risco. Ele não olhava para Gohan com ternura, apenas aplicava disciplina. Era, na verdade, um método impiedoso para uma criança de apenas cinco anos.

Eles precisavam de um lutador. O mundo estava acabando. Mas ninguém verificou se o garoto à sua frente estava bem.

Saga Saiyan: A batalha que mudou tudo

Saga Saiyan
Imagem de reprodução

Apesar de ser uma criança, Gohan foi colocado na linha de frente contra dois dos guerreiros superpoderosos, algo que o planeta jamais viu. Foram de grande tensão. Kuririn se viu obrigado a enfrentar o perigo, Tien resistiu com bravura, mas Yamcha caiu em combate. E ali, no coração da batalha, estava Gohan, cheio de medo, tremulo diante de um caos total, só restava pensar na vitória.

Em alguns momentos, Gohan lutou com bravura, gritou, atacou e deu o seu melhor. Mas o garoto sabia que não pertencia àquele lugar. Seu poder era acionado como um botão. Gohan só era útil apenas quando necessário.

Para pessoas, Gohan que tinha que estar sempre pronto para o confronto, ele não podia perder. Ninguém parou para pensar que o menino fosse precisar de segurança e não de uma missão.

Saga Namek: Quando a infância foi deixada para trás

Saga Namek
Imagem de reprodução

Em Namekusei, Gohan via o seu medo como parte da rotina. Ele tinha pela frente o exército de Freeza, as temidas Forças Especiais Ginyu. Também a constante sombra da morte o cercavam a cada passo.

Gohan lutou com bravura, enfrentou injustiças, protegendo Dende. Também precisou ser ousado e roubar as Esferas do Dragão. Mas o cenário continuava sendo de guerra. No entanto, em meio a tantas situações, ele ainda era apenas uma criança.

O Poder Supremo Desencadeado

Cell Games
Imagem de reprodução

Goku, certo de que Gohan carregava um poder além da compreensão, dedicou-se ao seu treinamento como nunca antes. Ele pode ver o seu filho enfrentando ameaças que ultrapassavam sua idade. Acreditando de tal maneira no seu potencial, Goku tomou uma decisão que chocou a todos. Ele deixou Gohan sozinho diante de Cell, acreditando que aquele garoto tímido seria a chave para salvar o mundo.

Gohan não queria lutar, chegou a implorar para não ir para o confronto. Mas ninguém queria ouvir o garoto. Gohan que não interessado em matar.

Os outros assistiram. Mesmo quando Cell torturava seus amigos, Gohan foi instruído a deixar a raiva vir à tona. Não se tratava de quem ele era. Tudo girava em torno do que ele era capaz de fazer quando pressionado o suficiente.

A dor e o sacrifício do Androide 16 mexeram com Gohan. A cabeça quebrada, a mensagem final, tudo isso abriu espaço para algo novo. E foi nesse instante que ele mudou.

O preço foi alto: o fim da inocência, do orgulho e talvez até algo mais essencial. Gohan venceu, a gente sabe muito bem. Para ele, a vitória não tinha gosto de conquista. Gohan nem de perto parecia um herói, mas sim uma arma que havia sido usada até o fim.

A Jornada do herói relutante

Majin Buu Arc
Imagem de reprodução

Com o passar do tempo, Gohan acabou buscando uma vida mais comum, como estudar, fazendo o ensino médio, ter amigos. Ele agora era um herói que arrancava risos mais do que respeito. Era sua tentativa de escapar da guerra, ou pelo menos, de viver fora dela. Ele queria ser normal, e por um instante, conseguiu.

Mas no Arco Majin Boo as coisas voltavam a desmoronar na vida de Gohan. Mas uma vez tudo mundo queria contar somente com o seu poder. Todos perguntavam por que ele não era tão forte quanto antes. Por que ele não estava treinando? Por que ele não conseguia simplesmente se superar?

Quando Gohan conseguiu liberar sua forma mística, parecia que ele tinha finalmente voltado ao jogo. Parecia que tudo que tinha dado errado antes tivesse sido consertado ali. Era uma correção, um retorno. Ele estava de volta ao seu estilo. 

Ele estava sendo útil novamente para aquelas pessoas. Mas por trás do poder, Gohan começava a perceber que quem ele era não importava, a menos que ele pudesse socar com força suficiente para salvar o mundo.

Ressurreição ‘F’: Derrotados pela própria arrogância

Resurrection ‘F’
Imagem de reprodução

Em Ressurreição ‘F’, acontece o retorno de Freeza. Novamente todos lembram de Gohan. Mas ele não é mais o mesmo, esta muito mais fraco do que antes. Todos estão decepcionados com Gohan, ele admite que não levou o treinamento a sério. Sua escolha pela paz, embora nobre, soa como abandono.

Na série, existe uma cena em que Gohan se fortalece e se força a se transformar apenas para continuar na luta. A pressão pela vitória começa a destruir Gohan. Ele está naquela balha sentindo-se culpado, longe de ser um guerreiro. Ele é um filho e um pai consumido pela sensação de ter falhado.

 Dragon Ball Super: Entre a culpa e o combate

Dragon Ball Super Super Hero
Imagem de reprodução

Dragon Ball Super mostra Gohan vivendo um conflito entre dois mundos: o sonho de seguir a vida acadêmica e o peso de ser um guerreiro. A toda hora, ele é lembrado que se tivesse dedicação, poderia rivalizar com Goku. Com o passar do tempo, o abismo que existe entre o que ele é e o que poderia ser só aumenta. E quando ele recomeça a treinar, isso é visto como uma forma de redenção.

Mas, na verdade, ele nunca fez nada de errado. Ele só queria ser alguém fora da batalha. Alguém que pudesse proteger as pessoas de outra forma, bem longe dos punhos e explosões.

O fato de o mundo não o deixar ser uma pessoa normal, foi algo que a série nunca soube foi explorar totalmente.

Torneio do Poder: O Comandante Silencioso

Tournament of Power
Imagem de reprodução

No Torneio do Poder, Gohan assumiu um papel de liderança. Ele criou estratégias, manteve a calma e garantiu que a equipe trabalhasse em conjunto. Ele agora tinha força, mas o que mais chamou atenção foi a sua liderança.

Mesmo assim, com todo o potencial, ele foi recebido com frustração, tanto pelos personagens da série quanto pelos fãs. Comparações inevitáveis com seu passado vieram de todos os lados. Eles queriam o garoto que gritava e explodia de raiva. Não o adulto que tentava pensar e liderar.

Leia também | To Your Eternity Temporada 3: prévias e data de estreia do episódio 4

Dragon Ball Super: Super Hero – Ainda o Plano B

Dragon Ball Super Super Hero
Imagem de reprodução

Em Dragon Ball Super: Super Hero Piccolo e Pan estão em perigo e Gohan se vê obrigado a retornar ao campo de batlha. E mais uma vez Gohan consegue surpreender a todos ao despertar um poder oculto. 

Para derrotar seu oponente, Gohan desperta uma nova transformação. Mesmo vencendo,  continua sendo a última esperança. As palavras de Piccolo ressoam com a crença de Goku: ninguém possui tanto potencial quanto ele. No entanto, esse potencial só é revelado diante de uma crise.

Gohan é uma rede de segurança. Uma opção final. Um poder a ser liberado, não uma pessoa a ser compreendida. Não importa quantos anos ele tenha, não importa o quanto ele se esforce para viver de forma diferente, as pessoas continuam esperando o mesmo. Poder.

Últimas Postagens