Os fãs estão empolgados com a maneira como One Piece começou a revelar detalhes do Incidente de God Valley, incluindo o verdadeiro motivo que levou Garp ter ido até lá e por que ele se recusou a salvar Ace.
O capítulo 1160 de One Piece nos traz revelações importantes, que começam com a chegada de Monkey D. Garp a God Valley, enquanto seu filho está enfrentando uma batalha desesperada para continuar vivo. A princípio, podíamos imaginar que ele tenha ido lá salvar o filho.
Talvez ele tenha descoberto sobre a execução do pelotão de Dragon, e esse deve ter sido o motivo que o levou a verificar se seu filho tinha sobrevivido. Mas existe um mistério que cerca Garp, que nos faz perguntar por que ele nunca colocou sua vida pessoal acima de seu dever como Vice-Almirante? One Piece ainda não revelou todos os eventos de God Valley.
Porém, esse deve ter sido o momento em que Dragon tenha descoberto a verdadeira face do Governo Mundial, que causou um rompimento definitivo entre ele e Garp.
Garp foi ao God Valley para salvar Dragon
Quando One Piece começou, ficamos sabendo que Monkey D. Garp só foi ao God Valley quando soube que Roger estava lá.
Inicialmente, ele não estava interessado em proteger os Dragões Celestiais dos Piratas Rocks, já os Cavaleiros de Deus e outros fuzileiros navais já estavam no local. Essa foi a versão apresentada nos eventos do Capítulo 1096 de One Piece.
O flashback de Loki no Arco Elbaph, junto com o capítulo mais recente, nos mostrou um novo lado da história, onde Monkey D. Dragon tinha apenas 17 anos e ainda era um novato. Ele tinha ido ao God Valley, sob o pretexto de fazer um treinamento, mas acabou ficando chocado com o que estava vendo.
O God Valley serviu de pretexto para os Dragões Celestiais massacrarem civis e escravos das formas mais cruéis possíveis. Dragon não conseguia acreditar no derramamento de sangue, mas tinha uma missão: salvar Shamrock e Shanks. Isso também o salvou de ser executado junto com seu pelotão.
Mas você já parou para pensar: Se Garp já soubesse que os fuzileiros navais tinham a intenção de eliminar os recrutas que estavam em God Valley. No entanto, todos sabemos que o Clã Monkey é cheio de homens teimosos.
Ao perceber a crueldade dos Dragões Celestiais e a conivência dos Marinheiros, Dragon acabou desistindo. Quando Garp tentou salvá-lo, confrontou seu pai sobre como ele poderia ignorar a corrupção.
Na história, Dragon se tornou um dos piores criminosos do Mundo, o que causou uma grande decepção a Garp. Foi nesse momento que ele jurou nunca colocar sua vida pessoal acima do dever, pois, apesar de seus melhores esforços, seu filho não queria ouvi-lo.
Leia também | Re:Zero Temporada 4: quando estreia e onde assistir?
God Valley ensinou a Garp a pior lição de sua vida
Durante o Arco Marineford, Garp permaneceu ao lado de Ace durante sua execução. Em lágrimas, ele o repreendeu pelo fato de o neto ter se tornado um fuzileiro naval.
Agora que sabemos que Dragon foi um fuzileiro naval desertor, tudo nos leva a crer que ele tenha tentado proteger Luffy e Ace de uma vida marcada por perigos e constantes batalhas pela sobrevivência.
O Incidente de God Valley provocou uma verdadeira reviravolta na história de One Piece. Pois despedaçou laços familiares. Quando perdeu o controle sobre seu filho, Monkey D. Garp tomou uma decisão radical, nunca mais permitir que questões pessoais interferissem em seu dever.