Sem dúvidas, Demon Slayer: Castelo Infinito é a trilogia de filmes de anime mais aguardada dos últimos anos. No Japão, por exemplo, o primeiro filme bateu inúmeros recordes de bilheteria.
Agora, com a proximidade da estreia do primeiro filme no Brasil e em todo continente americano, intitulado Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – Castelo Infinito Capítulo 1: O Retorno de Akaza, as primeiras críticas sobre o mesmo já começaram a sair.
Embora seja um dos filmes mais aguardados e a expectativa para sua estreia esteja realmente alta, ao que parece, o filme não tem rendido somente elogios, não, inclusive algumas críticas para o filme têm sido bem duras.
Críticas de Demon Slayer: Castelo Infinito
No Japão, as primeiras impressões sobre o primeiro filme de Castelo Infinito foram extremamente altas, com grande parte da imprensa dizendo que foi o melhor trabalho que a Ufotable já fez até hoje.
O filme tem sido aclamado pela animação absurda e seu intenso impacto emocional. As críticas são de inúmeros elogios, embora alguns ainda não estejam convencidos de que ele represente o melhor filme da série.
A IGN, por exemplo, deu ao filme uma nota 6/10, o que é relativamente baixa. Para eles, o grande problema foi o seu “ritmo horrível”. A publicação observa que existe um uso extremamente excessivo de flashbacks que prejudica o ritmo da história.
Conforme revelado, a segunda metade do filme se concentra na batalha entre Tanjiro e Giyu Tomioka contra Akaza, se aprofundando no passado do vilão com muitos, mas muitos flashbacks, que embora tenha emocionado muitas pessoas, para alguns críticos acabou sendo excessivo e prejudicando o ritmo do filme.

Para Elizabeth Kerr, da Screen International, “a estrutura episódica ocasionalmente interrompe o ritmo de uma duração que já é longa demais”, no entanto, ele também observa que “as batidas emocionais da narrativa acertam em cheio”.
Deixando apenas o ritmo de lado, muitas críticas no Rotten Tomatoes elogiam o visual do anime, tal como a sequência das batalhas. Já o Straits Times pede para que os fãs “acreditam nos fanboys”, escrevendo que o filme é “uma animação de primeira linha, espetacular, mas intimista”.
No geral, grande parte das críticas são extremamente positivas, e possivelmente o único calcanhar que tenha reduzido um pouco a nota do filme está no uso de flashbacks, que é normal, mas pode ter passado um pouco do ponto para algumas pessoas.
Sem dúvidas, o filme tem muito mais qualidades do que defeitos. Assim, com certeza vale muito a pena assistir ao próximo filme de Demon Slayer, e o primeiro da trilogia Castelo Infinito.