Dragon Ball Z é uma das poucas séries do universo do anime e mangá que conseguiram alcançar um impacto cultural profundo. Akira Toriyama criou uma história repleta de batalhas épicas, divindades poderosas e artes marciais, que mexeram com várias gerações de fãs ao redor do mundo.
O tempo passou e mesmo assim somos surpreendidos com algum traço esquecido nos papéis de Toriyama que ressurgem, nos fazendo conhecer arquivos desconhecidos do autor.
O Arquivo Akira Toriyama, um projeto em andamento dedicado à preservação da obra do falecido criador, trouxe à tona um rascunho nunca visto de épica batalha entre Goku e Boo. Este trecho não consta do capítulo 512 do mangá, intitulado “O Fim do Super Saiyajin 3”, que oferece uma nova perspectiva a um dos confrontos mais memoráveis de Dragon Ball Z.
A Batalha Esquecida no Fim do Universo

A página recém-revelada está focada no confronto decisivo entre Goku e Kid Boo, um ser com sede de destruição que colocava em risco tudo o que existia. No arco final do mangá, Goku arriscou tudo para manter o Super Saiyajin 3 ativo, enquanto Vegeta, Hércules e até mesmo o Good Boo surpreenderam ao assumir papéis cruciais para impedir o avanço do caos.
O recente rascunho descoberto de Toriyama nos leva a um momento tenso em que Kid Boo luta contra o Good Boo, que faz de tudo para resistir. A cena destaca a lealdade do Good Boo a Hércules, que causou o enfraquecimento de Kid Boo.
Sem esse ato de rebelião, os defensores da Terra talvez não tivessem conseguido salvar o planeta. O interessante é que a página descoberta recentemente se destaca por sua apresentação inacabada, revelando que a história ainda estava sendo moldada.
O valor do processo criativo de Toriyama
O Arquivo Akira Toriyama visa apresentar esses vislumbres dos bastidores, oferecendo aos fãs o processo artístico do mangaká. Nesta página em particular, a ausência de texto dá espaço para que a arte fale por si.
Com arquivos inacabados de Toriyama, é possível notar que, de lá para cá, houve uma grande evolução na criação dos mangás. Naquela época, o autor, para produzir Dragon Ball Z, contava com um trabalho inteiramente analógico, feito com tinta, papel e cores à mão.
Atualmente, os mangás modernos recorrem a ferramentas digitais, que agilizam as correções e aceleram a produção.
O lançamento desta página faz parte da missão mais ampla do Arquivo de preservar e compartilhar a obra de Toriyama com o mundo. Trazendo atualizações frequentes ao longo da semana, revisitando esboços raros, capas e rascunhos que estavam esquecidos, revelando os bastidores da trajetória criativa de Toriyama.