Um dos mangás shoujo/josei mais populares é Nana. Escrita originalmente por Ai Yazawa, a obra gira em torno de duas jovens que se chamam Nana, e que, por acaso se encontram e passam a dividir o mesmo apartamento em Tóquio, no Japão.
Enquanto Nana Komatsu é uma garota ingênua e romântica, que sonha em ter uma vida amorosa perfeita, mas que vive sofrendo de decepções amorosas, Nana Osaki é uma vocalista de uma banda punk que sonha em fazer sucesso, mas possuí muitos traumas e relacionamentos bem complexos.
A obra que mistura duas jovens com personalidades completamente diferentes, mostra como é possível criar uma amizade verdadeira e profunda, enquanto cada uma delas enfrenta seus próprios desafios.
Embora tenha sido um dos mangás mais populares e influentes dos anos 2000, desde 2009 a obra acabou entrando em hiato devido aos problemas de saúde de sua autora e, de lá para cá, são mais de 15 anos de espera pelo retorno do mangá.
Nana pode finalmente voltar após 15 anos

Em um bate-papo recente com um fanzine de Nana, a autora do mangá Ai Yazawa deu uma atualização super importante para os fãs de longa data que há tanto tempo esperam pelo retorno da série.
Ela confirmou que o mangá está oficialmente em sua fase final, e que ela tem planos reais para terminá-lo. Segundo Yazawa, os pontos principais da história para o seu encerramento já foram mapeados e ela está se esforçando para entregar o tão esperado final de Nana.
Após mais de uma década em total silêncio, essa notícia acaba por animar os milhões de fãs ao redor do mundo que ainda esperam pelo retorno de Nana, que agora pode se tornar real e chegar à sua conclusão.
Na época, o mangá entrou em hiato por tempo indeterminado, após Ai Yazawa ser hospitalizada com uma doença que até hoje não foi revelada, gerando grande preocupação para os fãs da adorada história.
A verdade é que, após mais de 15 anos, nem mesmo ela, nem sua editora jamais vieram a público para confirmar a natureza de sua condição médica, mas, com base em relatos e dicas enigmáticas, muitos fãs acreditam que poderia ser uma doença autoimune, possivelmente sendo artrite reumatoide.
Nana é um dos shoujos mais populares de todos os tempos

Sem dúvida nenhuma, Nana é uma das obras shoujo mais populares de todos os tempos, sendo frequentemente aclamado por ser uma obra extremamente inovadora, além de ser uma das mais influentes, embora esteja inacabada.
Para se ter ideia, Nana é colocado na mesma prateleira de outros mangás que redefiniram o gênero de mangás voltados para meninas, como Boys Over Flowers e a aclamada obra de Sailor Moon.
Nana se tornou uma febre no Japão enquanto foi lançado, especialmente pelo estilo mais punk dos personagens, que virou até mesmo uma febre fashion para os seus leitores, ressignificando como um mangá shojo poderia ser.