Desde o falecimento de Akira Toriyama no início do ano passado, novos projetos relacionados ao anime e mangá de Dragon Ball parecem estar um tanto quanto incertos.
O mangá de Dragon Ball Super, por exemplo, da qual existia grande expectativa de que pudesse voltar esse ano, já foi confirmado que não voltará em 2025, conforme revelado por Victory Uchida, um dos editores chefes da V-Jump.
Mesmo que tudo pareça um tanto quanto incerto, parece que temos a possibilidade de termos um novo filme de Dragon Ball podendo ser lançado muito em breve, algo que poderia pegar todos os fãs da obra de Toriyama de surpresa.
Dragon Ball pode ganhar um novo filme

Embora a franquia de Dragon Ball esteja vivendo um momento de incerteza, uma movimentação recente da Toei Animation acendeu um alerta entre os fãs e especialistas de que um novo filme da franquia pode estar a caminho.
Tudo começou com um relatório financeiro publicado pela Toei, onde o estúdio comunicou o adiamento de um longa-metragem que ainda não havia sido anunciado publicamente.
Apesar de o título não ter sido revelado, o fato chamou a atenção dos fãs de Dragon Ball por dois motivos. Primeiro, que Dragon Ball é a única grande franquia da Toei que está parada atualmente.
Enquanto One Piece segue com seu anime, remake e live-action, Digimon terá sua nova temporada lançada no final do ano, entre outros, Dragon Ball não tem nenhum novo projeto confirmado depois de Daima, que inclusive foi finalizado antes da morte de Toriyama.
Esses pontos fazem com que consideremos que Dragon Ball seja um dos grandes candidatos a receber um novo filme.
Já o segundo motivo está relacionado aos problemas envolvendo os direitos da franquia. Acontece que desde o falecimento de Toriyama, os direitos da obra estão sendo discutidos judicialmente entre a Shueisha, Toei Animation e o Bird Studio, fundado pelo próprio Toriyama.
Disputa judicial está atrapalhando novos projetos

Essas disputas estão dificultando a produção de novos conteúdos, o que explicaria o motivo da Toei Animation ter optado por adiar o filme não revelado, já que para a produção do mesmo, levará mais tempo para que o mesmo possa ser ajustado legalmente e criativamente.
Além disso, Akio Iyoku, amigo pessoal de Toriyama e produtor responsável pelos últimos filmes e projetos de Dragon Ball, continua ativo na divisão “Capsule Corporation Tokyo”.
Essa divisão é um setor criado especificamente para cuidar da franquia, e sua permanência nele indica que há planos em andamento, e não seria surpresa se o tal filme adiado estivesse ligado justamente isso.