InícioNotíciasEste episódio de Pokémon foi banido por causar convulsões

Postagens Relacionadas

Este episódio de Pokémon foi banido por causar convulsões

A série Pokémon é um verdadeiro fenômeno, mesmo após tantos anos do seu lançamento. Dentre tanto sucesso, algumas polêmicas envolvendo a série também aconteceram. Entre eles, um episódio que foi totalmente banido por causar convulsões em parte do público que assistia.

Estamos falando de um dos primeiros episódios da história, o episódio 38 da série original Pokémon, chamado “Soldado Elétrico Porygon“, um simples episódio que, na verdade, significa um risco verdadeiro à saúde.

As luzes piscando em uma velocidade exagerada no episódio causaram crises de epilepsia em várias pessoas ao redor do mundo. Além disso, o episódio 38 teve efeitos negativos em diversas áreas, como saúde do público, a imagem da série e até mesmo questões relacionadas à cultura japonesa.

Esse foi um caso tão famoso na época, que até outros desenhos fizeram paródias disso, como é o caso de Os Simpsons, que fizeram uma piada sobre o caso no episódio “30 Minutos Sobre Tóquio” na décima temporada.

O que acontece no episódio?

No episódio 38 da série original Pokémon, Ash, Misty, Brock e Pikachu fazem uma pausa na viagem e acabam se dirigindo a um Centro Pokémon na Cidade Matcha, especialmente porque Pikachu está bem cansado.

Já na cidade, eles conhecem o Professor Akihabara, que criou o sistema de transferência de Pokémons, e descobrem que ele está com defeito. Assim, eles vão até a casa do professor para tentar resolver esse problema.

Lá, eles descobrem que a Equipe Rocket roubou um Porygon e entrou no sistema para roubar Pokébolas que estavam sendo transferidas. Assim, Ash e seus amigos entram no computador com outro Porygon para impedir que isso aconteça.

Enquanto isso, o Centro Pokémon ativa seu antivírus, achando que pode ter um vírus no sistema. Só que o antivírus em questão começa a atacar Ash e os outros com mísseis em forma de seringas, por pensar que eles são vírus.

Durante a fuga, acontecem explosões com luzes vermelhas e azuis piscando de uma forma muito rápida, que por sua vez, acabaram causando crises de epilepsia em crianças quando o episódio foi exibido.

Os danos causados pelo episódio

O episódio 38 de Pokémon foi ao ar no dia 16 de dezembro de 1997, às 18h51, um episódio que causou um efeito visual com luzes vermelhas e azuis piscando rapidamente. Isso acabou fazendo com que centenas de crianças tivessem convulsões, vômitos e outros sintomas, e mais de 700 foram hospitalizadas.

O episódio acabou causando pânico nacional na época, afetando mais de 12 mil pessoas, e ficou conhecido como o “Choque Pokémon”. Assim, o episódio foi banido no mundo todo, e o anime ficou quatro meses fora do ar, com a TV Tokyo pedindo desculpas publicamente, e as ações da Nintendo despencarem.

A série até mesmo entrou para o Guinness Book, de uma forma bem negativa, por ser o desenho que causou mais crises epilépticas na TV do mundo. Depois disso, todos os programas da TV japonesa passaram a exigir anúncios para assistir aos animes com luz acesa e não ficar muito perto da tela.

Um fato curioso é que o problema acabou sendo causado pelo ataque do Pikachu, mas quem ficou marcado na história foi o Porygon, que praticamente desapareceu do anime desde que aconteceu este problema.

Últimas Postagens