Jujutsu Kaisen é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Gege Akutami. Foi serializada na revista Weekly Shōnen Jump de março de 2018 a setembro de 2024, com seus capítulos compilados em 30 volumes tankōbon pela Shueisha. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini.
Também faz muito sucesso na TV, com uma adaptação para anime que se tornou um grande sucesso a partir de 2020. Com produção do estúdio MAPPA.
A série gira em torno de Yuji Itadori, um estudante do ensino médio que vive em Sendai com seu avô. Ele evita regularmente a equipe de pista devido à sua aversão ao atletismo, apesar de seu talento inato para o esporte. Em vez disso, ele decide ingressar no Clube de Pesquisa Oculta, onde pode relaxar e sair com seus veteranos, e deixar a escola às 17h para visitar seu avô no hospital.
Enquanto ele está no leito de morte, seu avô envia duas mensagens poderosas dentro de Yuji – “sempre ajude as pessoas” e “morra cercado por uma multidão”. Após encontrar e abrir uma caixa contendo um feitiço amaldiçoado semelhante a um dedo podre, sua escola é atacada por criaturas fantasmas conhecidas como Maldições. Para proteger seus amigos, ele consome o dedo podre e fica possuído por uma maldição conhecida como Ryoumen Sukuna.
O básico da energia amaldiçoada
A Energia Amaldiçoada é o escoamento da energia natural que vaza dos humanos e se torna o que é conhecido como maldições. Como a energia amaldiçoada é o escoamento de energia negativa dos humanos, fica rapidamente claro na série que os feiticeiros podem alcançar a proximidade com essa energia quando em situações terríveis.
Os personagens de Jujutsu Kaisen estão cada vez mais perto dos limites de suas capacidades. Na trama, temos Gojo, considerado o feiticeiro mais forte da era atual, é, em mais de uma ocasião, colocado em posições em que precisa aumentar sua compreensão da energia amaldiçoada e feitiçaria ou enfrentar a derrota.
Os feiticeiros modernos geralmente encontram uma saída ao aumentar o nível de sua compreensão do sistema de poder. Nosso protagonista está sempre enfrentando fundamentos da energia amaldiçoada com os quais tem que lutar. Yuji Itadori luta para que sua energia acompanhe suas capacidades físicas, causando um ataque de estilo atrasado conhecido como punho divergente.
Além de nosso protagonista, a série nos apresenta Megumi Fushiguro que luta com suas técnicas de barreira, o que eventualmente faz com que ele crie uma expansão de domínio incompleta enquanto luta contra uma maldição de portar os dedos.
Nobara é outra personagem, que também luta com técnicas mais avançadas, no entanto, ela tem uma compreensão íntima da ressonância entre as energias amaldiçoadas e pode danificar a alma, o que a leva a experimentar um momento de proximidade com a energia amaldiçoada ao acertar um flash negro no espírito amaldiçoado, Mahito.
Todos esses momentos destacam que os alunos tiveram muito espaço para crescer, mas também que só crescerão em suas habilidades por meio do estresse e do combate.
Leia também | 27 animes incríveis que todo iniciante deveria assistir
Os Vilões
Ryomen Sukuna é conhecido como o Rei das Maldições, Sukuna é uma entidade extremamente poderosa que reside dentro de Yuji Itadori. Ele é cruel, arrogante e busca recuperar sua força total para dominar o mundo.
Outro vilão da trama é Mahito, uma maldição de nível especial que manipula almas e adora causar sofrimento. Ele é um dos vilões mais cruéis, tendo matado vários personagens importantes.
Jogo é um espírito amaldiçoado que acredita que as maldições deveriam governar o mundo. Tem habilidades baseadas em fogo e lava, mas subestimou Satoru Gojo e foi derrotado rapidamente.
Hanami é uma maldição que deseja eliminar os humanos para proteger a natureza. Possui uma resistência absurda e técnicas baseadas em plantas.
Kenjaku é um dos maiores manipuladores de Jujutsu Kaisen, ele possui o corpo de Suguru Geto e está por trás de vários eventos importantes, incluindo o Incidente de Shibuya.
Os antagonistas da série mostram ter uma compreensão muito mais profunda do sistema de poder e demonstram sua superioridade com frequência.