Alguma vez na sua vida, ao assistir a um anime, você ficou querendo que o vilão vencesse o protagonista? A série Bleach já despertou esse gostinho na gente ao ver o antagonista sair vitorioso.
Seguindo os tropos tradicionais de Shonen, Bleach tem batalhas super emocionantes e que muitas delas parece que o protagonista vai se dar mal. E a série muitas vezes nos surpreende com suas viradas inesperadas — verdadeiros Deus Ex Machina — que impulsionam o protagonista ou sua equipe rumo ao triunfo.
Muitas lutas em Bleach nos mostram esses tais momentos em que tudo parece dar errados para seus heróis. Eles se dão tão mal que ninguém acredita que eles vão conseguir vencer. É inacreditável e chocante, até mesmo para os fãs, ver seus heróis vencerem apesar de todas as probabilidades e da lógica.
Não há como negar que toda história tem uma intensão de nos fazer sofrer para depois nos deixar alegres com a vitória do protagonista.
No entanto, superar adversidades e power-ups aleatórios em momentos críticos são coisas completamente diferentes. Às vezes, as habilidades, a experiência ou a vantagem estratégica de um vilão são tão avassaladoras que sua derrota nunca deveria acontecer.
Ichigo Kurosaki x Kenpachi Zaraki

Bleach não conseguiu fugir do clichê do “protagonista superpoderoso” desde o início. Quando Ichigo entrou para a Soul Society, os membros do Gotei 13 ficaram extremamente animados.
De Jidanbo, que Ichigo e a equipe mal conseguiram derrotar, aos membros comuns, passando pelos Vice-Capitães e Capitães, a diferença de poder é evidente e marcante.
Quando Ichigo se dirige ao Reino Espiritual para resgatar Rukia, um dos obstáculos mais aterrorizantes que ele enfrenta é o Capitão da 11ª Divisão, Kenpachi Zaraki. Zaraki é uma entidade monstruosa, sem controle sobre sua zanpakuto; ele conseguiu alcançar o nível de capitão matando seu antecessor.
Na trama, Ichigo tinha acabado de se tornar um Ceifador de Almas Substituto. A série deixa entender que, mesmo com sua extraordinária força espiritual, ele não poderia se igualar a Kenpachi. Apesar de não ter uma Bankai, Ichigo conseguiu se “conectar” com seu Zanpakuto (o velho Zangetsu) e conquistou a vitória, o que não deveria ter sido suficiente para conter a pressão espiritual de Zaraki. Ou seja, quem deveria ter vencido é o vilão.
Uryu Ishida x Mayuri Kurotsuchi

A batalha entre o orgulhoso Quincy Uryu Ishida e o sádico capitão Mayuri Kurotsuchi é uma vingança à moda antiga. Mayuri é uma das personagens mais assustadoras de Bleach, mas também uma das mais fortes.
Como Capitão e também chefe do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Shinigami, Mayuri é um cientista sem empatia ou respeito pelo valor da vida. Ele revela que foi o responsável pela morte de Quincies, incluindo o avô de Ishida.
Logo a gente percebe que existe uma diferença enorme de poder e experiência entre os dois, sem mencionar que Mayuri é especialista em todas as táticas Quincy.
Apesar de possuir um Shikai paralisante, uma Bankai colossal que expele veneno e um corpo repleto de truques, com diversas armas escondidas, Mayuri ainda é superado por Ishida. Para vencer, Ishida utiliza o Estilo Letzt, sacrificando todo o seu poder. Como sabemos, isso foi temporário, pois seus poderes retornaram mais fortes do que nunca.
Ichigo Kurosaki x Byakuya Kuchiki

O ponto alto do arco da Soul Society leva Ichigo, após acumular poder e encarar diversos Capitães do Gotei 13, ao tão aguardado confronto com a imponente ameaça representada por Byakuya Kuchiki.
Apesar de desbloquear sua Bankai, Tensa Zangetsu, Ichigo ainda necessita de domínio e experiência para usá-la plenamente.
Por outro lado, Byakuya é um mestre das quatro artes. Com imenso talento, séculos de treinamento e experiência em combate, Byakuya poderia ter derrotado Ichigo rapidamente com um único uso de sua Bankai, a Senbonzakura Kageyoshi. A arrogância de Byakuya e sua indiferença diante do destino de Rukia abriu o caminho para a sua derrota.
Ichigo Kurosaki x Ulquiorra Cifer

Se você achou que o enredo estava blindado demais para proteger os heróis, ainda não viu nada. O ápice do Deus Ex Machina acontece na batalha entre Ichigo e Ulquiorra.
Embora oficialmente seja o Espada número 4, Ulquiorra Cifer é amplamente reconhecido como o mais poderoso entre os Espadas durante o arco Arrancar. Apesar de ser o Espada número 4, Ulquiorra Cifer é considerado o Espada mais forte do the Arrancar Arc.
Isso se deve, principalmente, à força absurda de sua forma base e também por ele usar uma segunda forma totalmente desbalanceada. Ao revelar sua segunda forma, a Ressurreição: Segunda Etapa, um poder tão bem escondido que Aizen não conhecia, ele transcende para um nível diferente.
Todo mundo sabe que a luta deveria ter terminado quando Ulquiorra usou Cero Oscuras, matando Ichigo. Mas quando você pensa que o herói já era, é nessa hora que podemos perceber a blidagem do enredo, chega com toda vontade para salvar o protagonista.
Ichigo se transforma na forma semelhante à de Vasto Lorde, ele não só consegue um visual insano, como também se torna do nada, um mestre em combate e derrota Ulquiorra em questão de segundos.
Sosuke Aizen x Ichigo Kurosaki

Sosuke Aizen é possivelmente o antagonista mais brilhante de Bleach. Ele é extremamente cuidadoso, espirituoso e ambicioso. Seu grande plano de se fortalecer e se tornar imortal deu certo quando ele conseguiu se fundir com o Hogyoku.
Após conseguir um nível de poder que ultrapassa em muito o de Hollows e Soul Reapers, Aizen alcança um nível semelhante ao de um deus. Na verdade, ele não deveria ter oponentes que pudessem enfrentá-lo em pé de igualdade. Mas tudo muda quando Ichigo aparece.
O Hogyoku deu a Aizen poder suficiente para ser invencível. Parecia que nem mesmo uma Hollowficação conseguiria derrotá-lo quando Ichigo criou um novo movimento especial do nada. O ataque Final Getsuga Tensho permite que ele se eleve além do plano normal e “se transforme” em um ataque. Isso faz com que Ichigo derrote Aizen, apesar do poder e do impacto alardeados da fusão com o Hogyoku.
Leia também | The Warrior Princess and the Barbaric King estreia em outubro
Gerard Valquíria x Gotei 13

Grande parte dos momentos de puro Deus Ex Machina gira em torno de Ichigo e sua aura impenetrável de protagonista — o famoso “a famosa blindagem de enredo”. Se formos pensar bem, existem algumas lutas em que os Ceifadores de Almas simplesmente não poderiam ter vencido. Pela lógica era para o vilão ter levado a melhor.
Mas toda vez que o protagonista está em extremo perigo, logo acontece um “milagre”, que o salva, o tornando maior, mais forte e mais poderoso. Ele é basicamente um berserker invencível.
Byakuya Kuchiki, Toshiro Hitsugaya e Kenpachi Zaraki, que empunha a Bankai, são todos extremamente poderosos por si só. No entanto, apesar de matá-lo várias vezes, Gerard se recusa a permanecer morto.
Quando tudo parecia estar perdido, Yhwach ativa o “Auswahlen” para recuperar os poderes de seus subordinados, conseguindo eliminar Gerard no processo. Mas uma vez a derrota do vilão parece ser uma forçação de barra.
Onde assistir Bleach: Crunchyroll e Disney+.