Naruto é uma das séries mais amadas pelos fãs. É uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto. Conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que busca o reconhecimento de seus colegas e sonha em se tornar Hokage, o líder de sua aldeia.
A história é contada em duas partes: a primeira se passa na pré-adolescência de Naruto (volumes 1 a 27) e a segunda na adolescência (volumes 28 a 72). É baseada em dois mangás one-shot de Kishimoto: Karakuri (1995), que rendeu a Kishimoto uma menção honrosa no prêmio mensal Hop Step Award da Shueisha no ano seguinte, e Naruto (1997).
O mangá foi adaptado para duas séries de anime pela Pierrot e Aniplex, que foram exibidas de outubro de 2002 a março de 2017. A Pierrot também desenvolveu 11 filmes de animação e 12 animações em vídeo originais (OVAs).
Naruto tem momentos que mostram que até heróis podem mostrar seus lados mais sombrios e também que vilões às vezes são os mais injustiçados. De líderes de aldeias tomando decisões muito questionáveis a um sistema construído para preparar crianças para a violência, Naruto não tem medo de mostrar os dilemas éticos em seu mundo ninja movido à guerra.
Na série, podemos ver que até mesmo as intenções mais puras podem levar a resultados horríveis, especialmente quando poder, dever e trauma pessoal se misturam para resultados menos do que previsíveis. Selecionamos neste texto seis personagens muito debatidos pelos fãs, pois eles tanto podem ser heróis como vilões.
Tobirama Senju

Tobirama Senju é um dos hokages com menos tempo de tela em Naruto. Ele, seu irmão Hashirama e Minato Namikaze, o quarto hokage da Vila da Folha, já estavam mortos quando a história principal do anime iniciou.
Tobirama Senju foi o segundo entre os sete hokages que a Vila da Folha já teve. Sucessor de seu irmão, Hashirama Senju, Tobirama sempre se mostrou um pouco mais direto e realista que ele, sempre mais focado nos conflitos entre as nações ninjas que na busca pela paz em si.
O tratamento de Tobirama ao clã Uchiha é um dos aspectos mais debatidos de seu legado, como o Segundo Hokage. Ele criou a Força Policial Militar de Konoha, que colocou os Uchiha em uma posição de poder e prestígio, mas também os alienou da população da aldeia. Os Uchiha já tinham o hábito de se manterem isolados e, como executores da paz, eram raramente vistos favoravelmente pelas pessoas comuns. Sua nova posição apenas os fez manter distância de outros aldeões.
Ele sempre tinha uma desconfiança quando o assunto era Madara Uchiha, ficava com um pé atrás ao se deparar com qualquer um que carregasse esse sobrenome. Ele acreditava que os Uchiha tinham alguma espécie de maldição e como forma de ajudá-los, até mesmo os deixou responsáveis pela Polícia Militar de Konoha.
No entanto, a desconfiança não era totalmente infundada, já que personagens como Madara e Sasuke mostraram o quão perigoso o Sharingan poderia ser quando alimentado por dor emocional, tornando sua teoria da “maldição do ódio” assustadoramente precisa. No final, no entanto, seu reinado como Hokage plantou a semente para o Massacre Uchiha, intencionalmente ou não, e isso o torna um dos personagens mais controversos da série.
Hiruzen Sarutobi

Hiruzen Sarutobi foi o Terceiro Hokage de Konoha. Sendo um discípulo do Hokage anterior da vila, Hiruzen era um ninja poderoso, considerado como o Deus Shinobi. Embora ele seja originalmente o professor dos Sannin, várias gerações de ninjas de Konoha se beneficiaram de sua sabedoria durante sua vida.
No anime, Hiruzen age como se fosse um avô para Naruto, porém, como ele tratou o garoto órfão não foi nada legal. Na trama, Naruto cresce sozinho e odiado por toda a aldeia, com quase nenhum apoio emocional. O que podia ter mudado completamente a personalidade do protagonista. Ele tinha tudo para ser um vilão.
As decisões de de Hiruzen sempre foram questionáveis. Uma delas é quando ele deu a seu ex-companheiro de equipe Danzo muita margem de manobra para fazer o que quisesse. Com sua natureza gentil, ele lutou para lidar com ameaças preventiva e decisivamente e, como tal, deixou Danzo lidar com as partes mais sombrias e ser um líder de aldeia da maneira que achasse melhor.
Ele fechou repetidamente os olhos para a organização Raiz de Danzo, mesmo que suas missões eticamente questionáveis fossem claramente contra tudo o que Hiruzen afirmava representar e causassem mais problemas para Konoha a longo prazo.
Mas o que torna Hiruzen ainda mais controverso é que ele sabia sobre o plano de Danzo de fazer Itachi massacrar os Uchiha e não fez nada para evitá-lo.
Danzo Shimura

Danzou possuía o Sharingan de Shisui Uchiha, que era normalmente mantido escondido sob ataduras. É um personagem desprezível, sua reputação manchada por uma longa lista de ações terríveis, como roubar o Sharingan de Shisui, planejar o massacre Uchiha e até mesmo sabotar a Akatsuki original.
Mas quando você considera como a liderança mais suave de Hiruzen pode tê-lo feito pensar que sua abordagem implacável era necessária para a prosperidade da vila, surge uma imagem muito diferente. Na época da morte de Danzo, ele pensa em seu relacionamento com Hiruzen quando eles eram apenas meninos.
Danzo sobreviveu a várias guerras, viu seus amigos morrerem e viu os tratados de paz fracassarem repetidamente, o que o tornou paranoico e implacável.
Leia também | Diários de uma Apotecária: 2ª temporada traz má notícia aos fãs
Itachi Uchiha

Itachi Uchiha foi um prodígio do clã Uchiha de Konohagakure. Ele se tornou um criminoso internacional após assassinar seu clã inteiro, poupando apenas a vida de seu irmão mais novo, Sasuke.
Ele se juntou à organização criminosa Akatsuki, onde ele entrou em frequentes conflitos com Konoha e seus ninjas, incluindo Sasuke, que procurou vingar sua família. Após morrer durante uma batalha contra Sasuke, as motivações de Itachi foram reveladas serem mais complicadas do que pareciam, uma vez que seu clã tramava um golpe de estado contra Konoha que traria guerra à aldeia. No fim, Itachi desejava proteger a sua vila e seu irmão, permanecendo um shinobi leal a Konohagakure até o fim.
Mas suas ações, independentemente das intenções, eram moralmente questionáveis e emocionalmente assustadoras.
Orochimaru

Orochimaru é um dos Lendários Sannin, junto com Tsunade e Jiraiya, de Konohagakure. Com sua ambição de vida sendo aprender todos os segredos do mundo, Orochimaru buscou a imortalidade para que ele pudesse viver todas as vidas necessárias para realizar sua tarefa.
Ele conduziu experimentos cruéis que mataram muitas pessoas inocentes e quebraram todas as regras éticas, sequestrando 60 bebês para experimentos de DNA (com apenas Yamato sobrevivendo), aprisionando centenas para o desenvolvimento de focas amaldiçoadas e até mesmo realizando dissecações vivas.
Mas o que torna Orochimaru tão controverso é sua aparente redenção em Boruto: Naruto Next Generations.
Sakura Haruno

Sakura Uchiha é uma kunoichi de nível jounin do clã Uchiha, por se casar com Sasuke Uchiha, de Konohagakure. Ela é designada como um membro do Time Kakashi, mas rapidamente encontra-se mal preparada para os deveres de um ninja e as complicações das vidas de seus companheiros de equipe.
Ela se tornou uma das personagens mais odiadas de Naruto. Talvez o ódio dos fãs por ela se deve ao fato da personagem ter um desenvolvimento inconsistente que contradiz seu passado estabelecido como uma kunoichi treinada no sistema da academia de Konoha desde os seis anos. Seu treinamento médico com Tsunade exigia um sério controle de chakra e amplo conhecimento da anatomia humana, mas, apesar de tudo isso, raramente se traduz em consciência tática em momentos cruciais ao longo da série.
Sakura tem desejos de abandonar a aldeia, seus sentimentos por Sasuke fogem do controle. Ela ignora que ele literalmente declarou sua intenção de destruí-la. Sakura ama Sasuke mesmo depois que ele quase passou por um ataque Chidori que a teria matado se Kakashi não tivesse interferido.
O anime não retratou o amor doentio que ela tinha por Sasuke, muito pelo contrário, mostra isso como admirável, o que não se alinha com os instintos de sobrevivência ou lealdade que você esperaria de alguém criado em um sistema ninja.