Os anos 2000 foram um dos momentos mais importantes para a história dos animes shonen, muitas delas muito amadas pelo Brasil. As mais badaladas dessa época são Naruto, Bleach e One Piece, que se tornaram enormes sucessos tanto no Japão quanto internacionalmente. Foi verdadeiramente uma era de ouro para o shonen.
Mas existe uma série que muitas pessoas no Ocidente não conhecem, estamos falando de Gintama. Porém, o grande público poderá conhecer esse anime que chegará ao catálogo da Netflix no dia 15 de janeiro de 2026. Ainda não há informações sobre quantos episódios a gigante do streaming irá lançar na estreia da série.
Leia também | 2ª temporada de Trapped in a Dating Sim será lançada em 2026
Gintama continua sendo o rei dos shonen 2000

Gintama é uma história hilária sustentada pela excelência da Sunrise, é uma adaptação do mangá de Hideaki Sorachi. A trama também tem seus momentos dramáticos, mas é, na verdade, uma sátira aos shonen da época. A história se passa no Japão da era Edo, que foi atacado por alienígenas.
Embora os samurais tenham lutado contra os invasores, o Shogun cedeu o poder aos alienígenas, permitindo que eles dominassem o Japão. A série acompanha um ronin chamado Gintoki e suas desventuras por essa estranha paisagem.
Gintama tem sido classificado como um dos animes mais cômicos já feitos, abraçando o metahumor e não hesita em parodiar clássicos como Dragon Ball. No Ocidente, a série não é muito conhecida, mas fez um grande sucesso no Japão, aclamada pela crítica. Gintama é uma franquia extensa, que conta com 5 séries de anime principais e 3 filmes de cinema, além de OVAs e especiais.
A história de Gintama ocorre num período alternativo de Edo tardio, onde a humanidade foi conquistada por alienígenas chamados “Amanto” (Pessoas do Céu). Os samurais do Japão lutaram contra os invasores, mas, após derrotá-los, os Amantos colocaram uma lei de proibição na utilização de espadas.
A trama é focada nas aventuras de um samurai excêntrico conhecido como Sakata Gintoki (também conhecido como Odd Jobs Gin), que ajuda o adolescente Shimura Shinpachi a salvar sua irmã de um grupo de alienígenas que querem torná-la parte de um bordel. Impressionado com Gintoki, Shinpachi se torna seu aprendiz e trabalha com ele como freelancer para pagar o aluguel mensal onde vive Gintoki.
Gintama está disponível na Crunchyroll e no Hulu, e no dia 15 chega também à Netflix.


